Primeiramente, Max Verstappen manteve acesa a corrida pelo pentacampeonato ao vencer o GP do Catar neste domingo, 30, após saltar da terceira posição no grid. O holandês tomou a frente de Lando Norris e, com estratégia afiada, superou o pole Oscar Piastri. Dessa forma, o título fica para a decisão em Abu Dhabi, no próximo domingo. Piastri terminou em segundo, Carlos Sainz fechou o pódio. Já Gabriel Bortoleto cruzou em 13º.
Com o resultado, Lando Norris segue na liderança do Mundial com 408 pontos. Verstappen aparece logo atrás, com 396. Piastri caiu para terceiro, com 392, mas segue vivo na briga. O trio correu praticamente sem disputas diretas, já que o limite obrigatório de 25 voltas por jogo de pneus bagunçou todos os planos. Foi nessa dança de pit stops que Norris perdeu espaço e só recuperou o quarto lugar na última volta.
A liderança caiu no colo de Verstappen na segunda parada da McLaren, na volta 45. A equipe havia decidido ignorar o safety car da volta sete e estender o primeiro stint até o limite. A manobra ajudou Max a tirar Piastri da vice-liderança e reduzir a diferença para Norris em 13 pontos, o que é um alívio para quem chegou a ver o rival abrir 104 no fim de agosto.
Bortoleto, punido pela batida com Lance Stroll em Las Vegas, largou em 19º. Manteve a posição na luz verde e ganhou terreno após o toque entre Hulkenberg e Gasly, na volta sete. Com paradas nos giros sete e 32, empurrou a Sauber até o 13º lugar.
O que Verstappen precisa para ser o campeão na temporada?
A Fórmula 1 encerra a temporada no próximo fim de semana, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O Circuito de Yas Marina entrou no calendário em 2009. O autódromo é famoso por ser moderno, técnico e pela corrida ao entardecer, quando a luz natural dá lugar aos refletores.
Por fim, várias decisões de campeonato aconteceram lá e a prova costuma fechar a temporada, como está acontecendo este ano. Com tudo em aberto entre Norris, Verstappen e Piastri a corrida promete muita emoção.




