A longa passagem do técnico Juan Pablo Vojvoda pelo Fortaleza chegou ao fim nesta segunda-feira, 14, após reunião com a diretoria do Leão. Assim, o técnico argentino de 50 anos foi demitido após quase cinco temporadas comandando o clube. Vojvoda era o segundo técnico mais longevo da elite do futebol brasileiro, apenas atrás de Abel Ferreira, do Palmeiras.
A saída de Juan Pablo Vojvoda foi definida após uma reunião com a diretoria, que vinha sofrendo pressão da torcida por conta dos recentes resultados negativos. O Fortaleza está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e venceu apenas dois dos 13 jogos que disputou até o momento na elite nacional. A derrota no clássico com o Ceará, na Arena Castelão, foi o fator decisivo.
Vojvoda tinha contrato válido até o final da temporada
O contrato do técnico argentino com o Fortaleza era válido até dezembro deste ano. Aliás, antes da disputa do Mundial de Clubes, a diretoria acertou com o treinador a permanência até o término do vínculo. Naquele momento, Vojvoda já vinha sofrendo uma enorme pressão para a saída, mas acabou mantido.
Desempenho de Vojvoda no Fortaleza
Juan Pablo Vojvoda chegou ao Fortaleza em 2021 após rápida passagem pelo Unión La Calera, do Chile. No clube brasileiro, o treinador argentino conseguiu se consolidar com um trabalho bastante positivo. Foram três títulos do Campeonato Cearense e dois da Copa do Nordeste, além de campanhas de absoluto destaque no Campeonato Brasileiro.
Aliás, sob o comando de Vojvoda, o Fortaleza disputou três edições da Copa Libertadores. Até então o clube jamais havia disputado o torneio continental. Do mesmo modo, o Fortaleza foi finalista da Copa Sul-Americana, mas perdeu a decisão para a LDU, em 2023. Ao todo, Vojvoda comandou o Leão em 310 partidas. Foram 145 vitórias, 73 empates e 92 derrotas.




