Fortaleza libera lateral para Portugal e mantém percentual sobre o jogador
Antes de mais nada, o Fortaleza acertou a saída do lateral-esquerdo Thauan Lara, de 20 anos, para o FC Alverca, de Portugal. O jogador rescindiu contrato amigavelmente com o Tricolor de Aço. O vínculo expirava em 31 de dezembro de 2024.
A Agência RTI Esporte apurou que o jogador sai sem custos para o clube português. A operação, portanto, não rendeu lucro aos cofres do Fortaleza, mas ainda terá 20% de seus direitos econômicos retidos pelo Leão do Pici. O contrato com o FC Alverca é válido até junho de 2026.
O negócio é semelhante ao que fez com o goleiro Bruno Guimarães, que foi para o Portimonense, de Portugal. O FC Alverca tem a fama de contratar jogadores jovens para ganhar rodagem e tentar lucrar em uma venda no futuro.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Esse foi um dos motivos que atraiu o Fortaleza para liberar Thauan Lara. O defensor foi pouco utilizado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. Contratado em 2023, ele realizou apenas uma partida oficial com a camisa tricolor.
Ainda segundo apurou a reportagem, Thauan Lara recebeu proposta para seguir no futebol brasileiro. Nos últimos dias, ele recebeu sondagem para defender o Clube do Remo na Série C do Campeonato Brasileiro. No entanto, o jogador não demonstrou interesse na possibilidade.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
Thauan Lara iniciou a carreira nas categorias de base do Internacional em 2019. Dois anos depois, acabou sendo promovido ao elenco principal pelo técnico argentino Eduardo Coudet. Desde então, disputou 28 partidas com a camisa colorada.
O defensor integrou diversas categorias juniores do clube gaúcho, e chegou a vencer o Campeonato Brasileiro Sub-20 (2021), a Supercopa do Brasil Sub-20 (2021) e o Campeonato Gaúcho Sub-20 (2021 e 2022).
No Fortaleza, por exemplo, integrou o elenco que faturou a Copa do Nordeste (2024). Além disso, teve passagem destacada pelas seleções de base do Brasil. Em 2023, venceu a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023.