Antes de mais nada, a Universidad de Chile avançou para viabilizar a contratação de Juan Martín Lucero. O clube redesenhou a estrutura contratual do atacante e eliminou cláusulas que inviabilizavam o negócio nos moldes originais.
A Agência RTI Esporte apurou que o clube chegou a um acordo verbal com o jogador para um empréstimo de uma temporada, válido para 2026, com opção de compra dos direitos econômicos ao fim do vínculo.
Para isso, Juan Lucero aceitou reduzir seus vencimentos. O ponto central da negociação não foi o salário nominal, mas a recusa da Universidad de Chile em assumir os compromissos variáveis existentes no contrato do jogador com o Fortaleza.
O clube chileno concordou em arcar integralmente com o salário mensal, de US$ 110 mil (R$ 600 mil, na cotação atual), mas rejeitou cláusulas como bonificações por gols, metas de partidas disputadas, premiações por títulos, direitos de imagem e pagamento de luvas.
A retirada desses gatilhos, por exemplo, acabou sendo decisiva para tornar o acordo financeiramente previsível e compatível com o planejamento do clube. Sem as amarras contratuais, a negociação ganhou fluidez.
Ainda segundo apurou a reportagem, Juan Lucero aceitou os valores fixos propostos e passou a tratar o retorno ao futebol chileno como prioridade. A decisão também foi influenciada pela leitura esportiva do momento.
O atacante recusou uma oferta de empréstimo do Coritiba, não por divergência financeira, mas por falta de identificação com o projeto apresentado. A negativa esvaziou a concorrência e abriu espaço para a Universidad de Chile avançar com maior margem de negociação.
O processo ganhou tração definitiva após uma reunião por videoconferência com o técnico Francisco Meneghini. Ele detalhou o modelo de jogo, explicou o papel que Juan Lucero terá na equipe e indicou que o atacante deve formar dupla ofensiva com Eduardo Vargas, recém-contratado.
Estrutura financeira viabiliza projeto esportivo ambicioso
Antes de tudo, a Universidad de Chile traçou como objetivo não apenas a conquista do Campeonato Chileno, mas o retorno ao protagonismo em competições internacionais, discurso que pesou na decisão do jogador.
Fortaleza e Universidad de Chile devem trocar documentos nesta segunda-feira, 5, para formalizar o empréstimo. Superada a etapa burocrática, Juan Lucero será autorizado a viajar para Santiago, onde é aguardado para exames médicos, testes físicos e assinatura do contrato.
Juan Lucero surgiu para o futebol no Defensa y Justicia. Posteriormente, passou por Belgrano, Independiente, Johor FC, Tijuana, Godoy Cruz, Vélez Sarsfield e Colo-Colo, antes de chegar ao Fortaleza em 2023. Ao todo, marcou 58 gols e deu 14 assistências em 175 jogos com a camisa tricolor.




