Foto: Vítor Silva/Botafogo
Está definido, Botafogo e Atlético-MG vão medir forças no dia 30 de novembro, em Buenos Aires, na grande final da Libertadores da América. A final no Estádio Monumental de Núñez marcará o primeiro encontro entre as duas equipes na competição continental. Por outro lado, significará a sexta final envolvendo dois times do Brasil na Libertadores da América.
Contudo, as duas equipes tem um longo histórico de confrontos. Para se ter noção, os times já se enfrentaram 83 vezes ao longo da história. Nesse sentido, é importante lembrar que o alvinegro carioca tem ampla vantagem no confronto com 38 vitórias, contra 27 do Galo. Além disso, o confronto ainda tem 20 empates.
Atlético campeão sobre o Botafogo
O histórico do confronto conta com o título brasileiro de 1971 do Atlético-MG após a vitória por 1 a 0, no Maracanã, diante do Botafogo, com gol de Dadá Maravilha. Contudo, no primeiro ano em que recebeu o nome de Campeonato Brasileiro, a fase final da competição aconteceu em formato de triangular, com o São Paulo sendo o vice-campeão.
Conmebol 1993
Até hoje o título internacional mais importante do Botafogo é a Copa Conmebol de 1993, que o alvinegro conquistou sobre o Peñarol, do Uruguai. Contudo, o Botafogo teve que passar pelo Atlético-MG, que defendia o título naquele ano. Assim, na semifinal, o time do Rio de Janeiro perdeu o primeiro jogo em Minas por 3 a 1, e depois reverteu o resultado no Caio Martins ao vencer por 3 a 0.
O jogos dos 10 gols
O Campeonato Brasileiro de 1998 até hoje está marcado na história de Atlético-MG e Botafogo por ter sediado a partida com o maior número de gols do confronto, no empate em 5 a 5. Naquele ano, no Mineirão, o Botafogo abriu 2 a 0, e depois viu o Galo virar para 5 a 2. Contudo, o alvinegro carioca foi buscar o placar até conseguir empatar o jogo.
Goleadas
A maior goleada do Botafogo aconteceu em 1995, pelo Campeonato Brasileiro. Naquele ano, o alvinegro carioca venceu por 5 a 0 em 12 de novembro de 1995, no Maracanã. Já a maior goleada a favor do Atlético-MG foi por 5 a 1, em 18 de agosto de 1999, no Estádio Caio Martins, em Niterói. A partida também foi válida pelo Campeonato Brasileiro.
Volante teve boa atuação contra o Fortaleza
Com uma proposta do Palmeiras por Gabriel Grando, o Grêmio pode perder seu reserva na…
Alvinegro vem monitorando o mercado para buscar reforços
Antes de tudo, a trajetória de Alexsandro Victor de Souza Ribeiro, zagueiro do Lille, chama…
Rubro-negro encontrou problemas com vazamento de escalação
Antes de mais nada, o Palmeiras fez proposta pelo atacante Brian Rodríguez, do América do…