Gabigol sabe a data do seu julgamento na Suíça por possível fraude em exame antidoping
Antes de mais nada, o atacante Gabriel Barbosa, do Flamengo, já conhece a data do seu julgamento envolvendo uma possível tentativa de fraude em exame antidoping. A Corte Arbitral do Esporte (CAS) marcou a audiência para o dia 7 de junho.
O camisa 99 terá que ir à Lausanne, na Suíça para participar do julgamento, mas sua ida não prejudicará o time rubro-negro, uma vez que não há nenhum jogo marcado na data da audiência. De acordo com o calendário, o Flamengo terá sete jogos em junho.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Nesse período, o time comandado por Tite enfrentará Vasco (02/06), Grêmio (13/06), Athletico (16/06), Juventude (19/06), Cruzeiro (22/06), Atlético-MG (26/06) e Cuiabá (29/06). Gabigol não perderá nenhum desses jogos para acompanhar o julgamento.
Em março, Gabriel Barbosa foi suspenso por dois anos pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), mas entrou com um pedido de efeito suspensivo na Corte Arbitral do Esporte, que foi atendido pelo juri no final de abril.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
O CAS é a última instância no esporte e decidirá, na data prevista, se Gabriel seguirá punido por dois anos ou se será absolvido. A decisão será tomada por dois árbitros ingleses e um suíço, e tanto a defesa do jogador quanto o Flamengo estão otimistas.
Relembre o caso
No dia 25 de março, Gabigol foi suspenso, acusado de supostamente ter fraudado um exame antidoping. O julgamento do atleta foi concluído pela Justiça Desportiva Antidopagem, com a denúncia feita em dezembro de 2023. No entanto, a defesa só se manifestou em 26 de janeiro.
A pena máxima para este caso seria de quatro anos, mas o atacante recebeu a metade dessa pena. O julgamento foi apertado, com uma votação de 5 a 4 a favor da condenação. A acusação se baseou no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a “fraude ou tentativa de fraude em qualquer parte do processo de controle.”
Em 30 de março, a defesa de Gabigol entrou com um pedido de efeito suspensivo no CAS, que foi aceito por unanimidade, permitindo que o atacante voltasse a jogar pelo Flamengo. Agora, resta aguardar a decisão final do tribunal.