Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Gabriel Barbosa: Relembre a punição que suspendeu o jogador do Flamengo

Antes de mais nada, o atacante Gabriel Barbosa, do Flamengo, foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) em março deste ano por uma possível fraude no exame antidoping. Desta maneira, o jogador foi suspenso do futebol por dois anos, e vinha atuando devido a um efeito suspensivo.

Gabigol voltou a ficar suspenso na última terça-feira(16), após o CAS anular o processo.  Assim, a Agência RTI Esporte preparou um material para relembrar os detalhes da punição ao jogador.

Publicidade

Relembre o caso:

O atacante foi acusado de dificultar a realização de um exame antidoping no dia 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu. De acordo com os relatos da denúncia, Gabriel Barbosa demorou para realizar o processo e também não cumpriu as instruções passadas pelo oficiais. Todos os outros jogadores do Flamengo fizeram o exame antes do treinamento que estava marcado para às 10h.

Publicidade
BR4BET - Experimente as melhores apostas esportivas na Br4bet
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

Ainda com base no processo, Gabigol não se dirigiu aos profissionais de coleta antes da atividade. Após o treino, o atacante ignorou os agentes e foi almoçar, tendo tratado a equipe com desrespeito e sem seguir todo o protocolo indicado ao procedimento.

Após o almoço, o atacante teria pego o vaso de coleta sem avisar aos oficiais e se irritou quando viu que estava sendo acompanhado por um dos responsáveis até o banheiro. Em seguida, o vaso coletor foi entregue aberto, o que também é um processo contrário à orientação.

Desta forma, Gabriel Barbosa acabou sendo denunciado no TJD-AD em dezembro de 2023 e o caso teve início. A punição de dois anos ao jogador passou a valer de abril de 2023, quando foi feita a possível tentativa de fraude ao exame. Assim, o atacante ficaria sem poder jogar ou treinar até abril de 2025.

O atleta só voltou às atividade após conseguir um efeito suspensivo. Gabriel Barbosa já voltou a jogar e inclusive fez um dos gols do Flamengo na goleada por 6 a 1 diante do Vasco, no Maracanã.

Mais polêmica:

Como se não bastasse a punição do TJD-AD, Gabigol também foi punido pelo Flamengo após ter sido flagrado vestindo a camisa do Corinthians durante uma reunião com amigos em sua residência. A imagem do atacante com o uniforme do time paulista repercutiu de maneira negativa.

O fato aconteceu durante a primeira quinzena do mês de maio e fez Gabriel Barbosa perder parte de sua idolatria com a torcida do Flamengo. Assim, o jogador acabou afastado, multado e perdeu a chance de usar no número 10, considerado a mais importante da história do clube e eternizado por Zico.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.

A punição ao atacante foi confirmada pelo Flamengo por uma nota oficial que foi publicada nas redes sociais do clube. De acordo com as informações que constavam no posicionamento oficial, Gabriel Barbosa também foi multado, embora o valor não tenha sido revelado.

Depois de ser punido, o atacante passou a utilizar o número 99 no Flamengo e sofreu muitas críticas dos torcedores rubro-negros. O primeiro reencontro depois da punição aconteceu em Manaus, aonde o Flamengo venceu o Amazonas, pela Copa do Brasil, mas Gabriel Barbosa não saiu do banco de reservas.

Já de volta ao Maracanã, o jogador mais uma vez não foi utilizado pelo técnico Tite durante a vitória por 3 a 0 sobre o Millonarios, da Colômbia, em jogo válido pela Libertadores. Apesar de não ter entrado em campo, o atacante mais uma vez ouviu vaias e reclamações da torcida.

Por fim, o retorno de Gabriel Barbosa aos gramados se deu no dia 02 de junho, quando o Flamengo venceu o Vasco pelo placar de 6 a 1, no Maracanã. Foram apenas 11 minutos em campo e novamente Gabriel Barbosa foi alvo de críticas. O atacante, no entanto, conseguiu marcar o sexto gol do Flamengo, fechando a goleada e deixando uma impressão mais positiva.

Publicidade
Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.