GM/Cadillac será 11ª equipe no grid da Fórmula 1 em 2026; Mario Andretti será membro do conselho
A Fórmula 1 comunicou nesta segunda-feira,25, que a partir de 2026 o grid de largada terá 11 equipes e 22 carros. Assim, a GM/Cadillac se tornará a segunda equipe com sede nos Estados Unidos, na Fórmula 1, a outra é a Haas. Essa será a primeira vez que os Grandes Prêmios terão mais de 10 scuderias, desde 2016.
A nova concorrente, que no primeiro momento usará motor Ferrari, poderá fornecer motores para outras equipes da Fórmula 1, a partir de 2028. O comunicado divulgado pela gestora da Fórmula 1 não cita o nome do time Andretti, que chegou a se unir com a Cadillac no começo do ano para entrar na categoria.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Na ocasião, a entrada foi vetada porque de acordo com a Fórmula 1 o acordo só seria bom para a equipe. Contudo, no final da tarde desta segunda-feira, a GM/Cadillac informou que Mario Andretti será membro do conselho da equipe. De todo jeito, o comunicado da Fórmula 1 exaltou a nova equipe.
“A General Motors é uma marca global gigantesca e está trabalhando com parceiros incríveis. Eu apoio todos os esforços feitos pela FIA, Fórmula 1, GM e a equipe para manter diálogo e trabalhar até que fosse possível o acordo em princípio para progredir com essa entrada e trazer uma equipe GM/Cadillac para o grid em 2026. Todas as partes vão continuar a trabalhar juntas para assegurar que o processo continue suavemente”, disse o presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Mohammed bin Sulayem.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Nesse sentido, vale destacar que o presidente da entidade já havia se mostrado favorável a entrada de novas scudeiras na Fórmula 1. Contudo, em 2023 Mohammed bin Sulayem. acabou não conseguindo apoio suficiente para dar mais uma passo de crescimento dentro da FIA.