Grêmio: Renato Gaúcho impõe condições, e pede Gabriel Barbosa, para renovar contrato
O técnico Renato Gaúcho tem contrato com o Grêmio até o dia 31 de dezembro de 2024, mas a Agência RTI Esporte apurou que as partes já iniciaram as conversas para extensão do vínculo do treinador com o clube até o final de 2025.
Nem mesmo o ano conturbado, com as eliminações na Copa do Brasil e Libertadores da América, fez a direção do Grêmio pensar em trocar a comissão técnica. Assim, internamente o tema é tratado como prioridade para que o planejamento de 2025 seja colocado em prática.
Ainda em estágio inicial, o estafe do treinador não vê o acerto como algo complexo, mas entende que será necessário vencer algumas barreiras antes de assinar o novo vínculo. Nesse meio tempo Renato Gaúcho externou publicamente que o Grêmio precisa rever a estratégia no mercado.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
O treinador ainda não apresentou, mas tem feito um estudo de mercado para levantar nomes que poderiam reforçar o elenco, em caso de permanência para a próxima temporada. Renato acredita que somente com a mudança de mentalidade a equipe terá resultados diferentes em 2025.
Em conversas ao longo deste ano, o treinador explanou para o presidente Alberto Guerra, que o clube precisa voltar a pensar em grandes títulos como Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores da América, mas para isso é preciso mudar o perfil do elenco.
Mesmo sem ter apresentado lista, o treinador deixou claro através do seu estafe que precisa de um time competitivo em 2025. Com isso, um nome foi colocado na mesa. Trata-se do atacante Gabriel Barbosa, que pertence ao Flamengo e trabalhou com Renato Gaúcho, quando o treinador comandou o Flamengo em 2021.
Vale lembrar que o atacante, que está lesionado, tem contrato com o Flamengo até o dia 31 de dezembro. Durante o período mais conturbado no clube, ele foi procurado pelo Grêmio, e se mostrou inclinado a ouvir uma proposta. O jogador entende que precisa jogar, e com Renato Gaúcho teria o espaço desejado para manter vivo o sonho de voltar para a Seleção Brasileira.
Contudo, algumas situações atrapalham. É preciso lembrar que Gabriel Barbosa ainda vive certa indefinição para a sequência da carreira. Isso porque ele ainda pode ter que cumprir suspensão por ter dificultado a realização de exame antidoping.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
Além disso, o jogador é dono de um salário que gira na casa dos R$ 2 milhões. Nesse sentido, Renato Gaúcho mais uma vez aparece como aliado do Grêmio para atuar como conselheiro do jogador e convencer o atacante a atuar no futebol do Rio Grande do Sul.
A contratação do atacante Gabriel Barbosa não é a única condição do treinador para renovar com o Grêmio, mas é o perfil de jogador que Renato pretende trabalhar em 2025. O técnico entende que o tricolor gaúcho precisa de jogadores com espirito vencedor, acostumados com grandes decisões e que cheguem para resolver o problema.