Grêmio: saiba como Marcelo Salles virou ‘braço direito’ de Renato Portaluppi

Contratado para sua quarta passagem pelo Grêmio em 2022, Renato Portaluppi trouxe consigo um novo integrante na sua comissão técnica. Marcelo Salles, que teve passagem vitoriosa pelo Flamengo, virou o “braço direito” do treinador há quatro anos, após chamar a atenção do comandante tricolor pelo perfil estudioso e pela formação acadêmica nos cursos da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
“Moderno”, “estudioso” e “disciplinado” são palavras que Renato Portaluppi costuma usar para definir Marcelo Salles, formado na primeira turma da Licença Pro da CBF Academy, o mais alto grau dos cursos da entidade. Aos 46 anos, o ex-zagueiro trabalha com o atual chefe desde 2021, quando se conheceram no Flamengo. Na época, a dupla comandou o time rubro-negro no vice-campeonato da Copa Libertadores da América.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Além da formação acadêmica, o “olho tático” para trabalhar com jogadores revelados pelas categorias de base pesou para Renato Portaluppi convidar Marcelo Salles para trabalhar no Grêmio. O auxiliar tricolor foi assistente técnico das equipes Sub-15, 17 e 20 do Flamengo entre 2000 e 2004. Depois disso, integrou a comissão técnica do time profissional nas duas passagens de Abel Braga pela Gávea.
Mesmo com o objetivo de se tornar treinador, Marcelo Salles não teve como recusar o convite de Renato Portaluppi, e a parceria dura até hoje. No Flamengo, por exemplo, ele ajudou na transição de promessas como Matheus Cunha, João Gomes, Matheus França, Rodrigo Muniz e Lázaro em 2021.
Com uma relação de companheirismo com o comandante tricolor, Marcelo Salles é o responsável pelos treinos defensivos, observar e analisar os adversários e preparar as preleções – uma prática que já foi comum com os quatro últimos treinadores do Grêmio, Roger Machado, Vagner Mancini, Luiz Felipe Scolari e Tiago Nunes, que tinham profissionais em suas comissões técnicas que cuidavam desses temas.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e BlueSky.
No Grêmio, Marcelo Salles vinha dividindo as tarefas com Alexandre Mendes, auxiliar fixo de Renato Portaluppi desde 2005, que esteve ao lado do treinador nas quatro vezes em que foi chamado para comandar o Tricolor Imortal. O profissional, porém, foi afastado por tempo indeterminado pelo clube. Isso porque ele é alvo de um inquérito policial por suspeita de violência contra a mulher.
Com Renato Portaluppi suspenso pelo STJD e Alexandre Mendes afastado pelo alto comando do clube, Marcelo Salles comandará o time tricolor na partida contra o Flamengo neste domingo, 22, às 18h30 (de Brasília), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Imortal ocupa a 14ª colocação com 28 pontos conquistados na competição.