Foto: Reprodução / Twitter
Antes de mais nada, o Campeonato Brasileiro 2025 começa no próximo sábado (29) e promete muita emoção e grandes duelos ao longo de 38 rodadas. Dessa forma, a Agência RTI Esporte preparou um Guia para você ficar por dentro de cada uma das 20 equipes que disputam a competição. Iniciamos nossa série com o atual campeão brasileiro: o Botafogo.
O torcedor alvinegro ainda lembra do mágico ano de 2024, em que no mesmo fim de semana conquistou os títulos da Copa Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro. No entanto, os primeiros meses de 2025, trouxeram uma nova realidade ao Alvinegro: a perda de duas finais inéditas. Primeiro, diante do Flamengo na Supercopa do Brasil. Na sequência, o revés foi na Recopa Sul-Americana para o Racing, da Argentina.
No Campeonato Carioca, o desempenho foi ruim pelo terceiro ano consecutivo. Contudo, em 2025, o Botafogo acabou eliminado tanto das semifinais da competição, quanto da Taça Rio – torneio disputado do 5º ao 8º colocados. O resultado desse péssimo desempenho? A classificação para a Copa do Brasil 2025 vai depender das campanhas no Campeonato Brasileiro ou na Copa Libertadores da América.
Apesar do início de conturbado, que contou ainda com a saída do técnico Artur Jorge, após a disputa da Copa Intercontinental, no ano passado, o torcedor do Botafogo não larga a superstição. Isso porque a equipe também começou 2024 com mau desempenho no Campeonato Carioca e, mesmo assim, deu a volta por cima e conquistou dois títulos importantes no fim da temporada.
Depois de um longo período sem um treinador, desde a saída de Artur Jorge, no dia 28 de fevereiro, o Botafogo anunciou a chegada do também técnico português Renato Paiva. Com estilo similar ao do antecessor, ele tem uma filosofia de jogo que preza pelo volume ofensivo, em que muitos jogadores chegam à frente. Por outro lado, defende a ideia de que a equipe vai precisar aprender a se defender com poucos atletas.
Nesse período de quase um mês no comando técnico do Glorioso, Renato Paiva tem ganhado o apoio dos atletas, que o comparam a Artur Jorge, na forma de pensar o futebol. Ao longo da carreira, o treinador português começou nas divisões de base do Benfica e na sequência passou pelo Independiente Del Valle, do Equador, onde foi campeão nacional, em 2021. Em 2023, foi anunciado no Bahia, onde venceu o Estadual daquele ano. No entanto, o mau desempenho no Campeonato Brasileiro o levaram à demissão.
O principal ponto de reclamação dos torcedores do Botafogo, após as perdas dos títulos da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana passa pela falta de planejamento na montagem do elenco. Isso porque o Alvinegro perdeu dois jogadores importantes: Luiz Henrique e Thiago Almada.
Ainda que não tenha entrado em campo oficialmente desde a chegada de Renato Paiva, o provável time base do Botafogo ao da temporada terá: John; Vitinho, Bastos, Barboza e Telles; Marlon, Gregore e Santi; Savarino, Artur e Igor Jesus.
Apesar das circunstâncias adversas, o Botafogo ainda clube de alto investimento e atual campeão brasileiro. Dessa forma, a tendência que a equipe vai brigar na parte de cima da parte da tabela. Por outro lado, o trabalho de Renato Paiva ainda não foi colocado a prova, o que só vai acontecer com o início do Campeonato Brasileiro. Por esse motivo, o Alvinegro é candidato a vaga na Copa Libertadores da América.
Notícia atualizada em terça-feira, 25/03/2025 23:57:51 23:57
O Goiás venceu a Ferroviária por 2 a 0 nesta sexta-feira (23), em duelo válido…
Destaque do Atlético-MG, Rubens entrou no radar de grandes clubes da Europa. Ele vem sendo…
Antes de tudo, o circo da Fórmula Indy retorna neste domingo (25), quando será realizada…
Antes de tudo, após a classificação tranquila na Copa do Brasil, o Bahia voltou a…
Goiás e Ferroviária se preparam para o jogo desta noite, válido pelo Brasileirão Série B,…
Primeiramente, o lateral-esquerdo Matías Viña está na reta final de recuperação e pode voltar ao…