Guillermo Varela: entenda porque o lateral se tornou o xodó do técnico Tite
Desde que chegou no Flamengo e fez a sua estreia em 19 de outubro de 2023, o técnico Tite tem repedido enumeras vezes que o seu objetivo é buscar o equilíbrio dentro de campo. Analisando rapidamente é possível afirmar que o treinador pode ter alcançado o objetivo neste Campeonato Carioca. Principalmente quando se observa o crescimento de alguns atletas, como o lateral-direito Guillermo Varela.
Afinal de contas, o time é finalista da competição e ainda não levou nenhum gol no torneio. O Flamengo de Tite fechou Taça Guanabara com 27 pontos. Em 11 partidas, a equipe conquistou 8 vitórias e 3 empates.
O titulo do turno serviu para mostrar que é possível trabalhar com um grupo de qualidade, e ainda despertar as valências de cada atleta. Desse jeito, Tite seguiu recuperando jogadores que ainda não tinham feito grandes jogos.
Tite nunca escondeu o desejo de conquistar o Campeonato Carioca, que na visão dele é o torneio estadual mais forte do Brasil. Por outro lado, o treinador também afirmou que iria usar a competição como laboratório para o Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores da América.
Com o final da temporada passada, o treinador indicou para a direção do clube quais eram as posições mais carentes e quais nomes deveriam ser procurados. Para a lateral-direita, Tite informou que não iria aproveitar Matheus França, que acabou negociado com o Corinthians.
O treinador entendeu, no primeiro momento, que seria importante valorizar o jovem Wesley e ter o uruguaio Guillermo Varela como opção. O detalhe é que Wesley apresentou alguns atos de indisciplina somados a lesão e Varela conquistou a vaga ainda na pré-temporada nos Estados Unidos.
Evolução com a chegada de Tite
Nesse meio tempo, Tite observou que Varela poderia entregar o tal equilíbrio entre defesa e ataque e deu sequência ao jogador. Para se ter noção, antes da chegada de Tite, Varela somava apenas 12 jogos sendo titular em 9 oportunidades, entre 2022 e 2023.
Com o treinador, o lateral-direito fez 3 partidas em 2023, sendo titular contra Cuiabá e São Paulo somando na temporada 1.193 minutos em campo. Na atual temporada, Guillermo Varela tem 10 jogos, sendo titular em 9. O grande detalhe é que o uruguaio já soma 758 minutos em campo.
Antes visto como um jogador negociável, com Tite, Varela se tornou peça fundamental para o modelo de jogo desenvolvido pelo treinador. Agora, o Flamengo começa a se movimentar no mercado em busca de um reserva imediato para o uruguaio.
O grande ponto é que Varela é figura frequente nas convocações da seleção uruguaia, e o treinador do Flamengo não sente segurança em Wesley que tem apresentado um comportamento inadequado dentro de fora do clube.
Campeão da Copa Libertadores da América de 2022, Guillermo Varela vive o seu melhor momento desde que chegou no Flamengo. A fase é tão boa, que em sua estreia na atual edição do Campeonato Carioca, o jogador marcou um dos gols na goleada por 4×0 diante do Audax. O detalhe é que esse foi o seu primeiro gol como profissional. Vale lembrar que o lateral-direito tem contrato com o clube até dezembro de 2025.