Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Gustavo Quinteros: veja números da carreira do novo treinador do Grêmio

àO Grêmio anunciou a contratação do técnico Gustavo Quinteros para a temporada 2025. O argentino chega ao Tricolor Gaúcho para a vaga de Renato Portaluppi, que deixou o clube ao fim do contrato. O novo treinador estava no Vélez Sarsfield (ARG), onde conquistou o título do campeonato nacional, em 2024.

A Agência RTI Esporte fez um levantamento do desempenho de Gustavo Quinteros ao longo da carreira como treinador. Além do Vélez Sarsfiled, ele tem passagens por diversos clubes do futebol sul-americano, como o Oriente Petrolero, o Blooming, o Emelec e o Colo-Colo. Foi técnico também do Tijuana, do México, bem como do Al-Nasrr e do Al-Wasl, ambos do Oriente Média. Por fim, o novo comandante do Imortal dirigiu as seleções da Bolívia e do Equador.

Publicidade
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Oriente Petrolero

O primeiro grande trabalho de Gustavo Quinteros foi no comando do Oriente Petrolero, da Bolívia. Por lá, ficou durante uma temporada e conseguiu conquistar o título do torneio Clausura (o segundo turno do Campeonato Boliviano) e, também, o Torneio de Inverno. Ambos os troféus foram garantidos em 2010.

Seleção da Bolívia

Após a breve passagem pelo Oriente Petrolero, Gustavo Quinteros recebeu a oportunidade de comandar a seleção da Bolívia, a partir de janeiro de 2011. Contudo, apesar do período de um ano e meio a frente da equipe, o técnico argentino esteve à beira do gramado em, apenas, 17 jogos. E o retrospecto foi ruim: duas vitórias, seis empates e nove derrotas. Os resultados negativos na Copa América e nas Eliminatórias para o Mundial de 2014 o levaram à demissão.

Publicidade
BR4BET - Experimente as melhores apostas esportivas na Br4bet
Emelec

Gustavo Quinteros retornou ao futebol sul-americano pouco depois da saída da seleção boliviano. O treinador assumiu a equipe do Emelec, do Equador, um dos clubes mais tradicionais do país. Por lá, conseguiu desenvolver um trabalho consistente e acrescentou mais um título ao currículo: foi campeão equatoriano, em 2013.

O técnico comandou o Emelec em 155 partidas, com 85 vitórias, 32 empates e 38 derrotas. Para além do título do Campeonato Equatoriano, Gustavo Quinteros levou a equipe às oitavas de final da Copa Libertadores da América 2013 e às quartas de final da Copa Sul-Americana, em 2014. Contudo, o argentino recebeu e aceitou um convite para assumir a seleção do Equador, deixando o Emelec, em março de 2015.

Seleção do Equador

A primeira grande competição de Gustavo Quintero com a seleção do Equador foi a Copa América de 2015. No entanto, as derrotas para Chile e Bolívia nas duas rodadas iniciais da fase de grupos frustraram os planos do técnico. Mas, em 2016, o trabalho começou a apresentar resultado. Nas cinco primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa da Rússia 2018, os comandados do treinador venceram quatro jogos e empataram um.

Na Copa América de 2016, o Equador passou à fase mata-mata, mas acabou eliminado pelos Estados Unidos, nas quartas de final. Na sequência das Eliminatórias da Copa do Mundo, no entanto, os resultados ruins começaram a aparecer e Gustavo Quintero acabou demitido, após duas derrotas consecutivas. Por fim, em 31 jogos, teve um aproveitamento de 11 vitórias, seis empates e 14 derrotas.

Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET.
Al-Nassr

Não demorou muito para Gustavo Quintero aceitar um novo desafio. Dessa vez, longe do futebol sul-americano. Em outubro de 2017, o treinador argentino fechou com o Al-Nassr, da Arábia Saudita. Mas a primeira experiência no futebol do Oriente Médio durou cerca de três meses. Com um aproveitamento irregular, ele deixou a equipe após 15 partidas com sete vitórias, três empates e cinco derrotas.

Al-Wasl

A sequência da carreira de Gustavo Quintero foi, ainda, no Oriente Médio. Em julho de 2018, iniciou o trabalho no Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. No entanto, a passagem foi ainda mais curta do que aquela do Al-Nassr. Em oito partidas, conquistou duas vitórias, além de dois empates e quatro derrotas.

Universidad Católica

Depois do insucesso no Oriente Médio, Gustavo Quintero retornou ao futebol sul-americano para assumir a Universidad Católica, do Chile. Junto com a volta às origens, vieram os títulos – e logo dois ao mesmo tempo. Em 2019, o treinador argentino conquistou a Supercopa do Chile e o Campeonato Chileno. Na trajetória, foram 39 partidas com 24 vitórias, seis empates e nove derrotas. Ele acabou largando o trabalho no meio da temporada para assumir o Tijuana, do México.

Tijuana

Após a saída da Universidad Católica, Gustavo Quinteros, mais uma vez, foi explorar um outro país: o México. Anunciado pelo Tijuana em janeiro de 2020, o comandante teve outra breve passagem na carreira. Os maus resultados no Campeonato Mexicano, levaram a sua demissão. Ao todo, esteve a beira do gramado em 16 jogos com sete vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebookTwitterBlueSky e Threads.
Colo-Colo

Novamente, a história mostrava a Gustavo Quintero que o sucesso de sua carreira como treinador estava no futebol sul-americano. Em 2020, ele foi contratado pelo Colo-Colo, do Chile, onde ficou por mais de três anos. Em 153 jogos, o treinador argentino venceu 79, houve ainda 41 empates e 33 derrotas. Na última partida no comando da equipe, venceu o Magallanes por 3 a 1 e conquistou a Copa do Chile no ano passado.

Vélez Sarsfield

Em janeiro deste ano, Gustavo Quintero foi apresentado como novo técnico do Vélez Sarsfield. De volta  sua terra natal, o treinador tirou o clube da fila de mais de 10 anos sem conquistar o Campeonato Argentino. Em 2024, o time levantou a taça do torneio nacional, o 11º em sua história. Além disso, garantiu vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América 2025.

Por fim, Gustavo Quinteros comandou o Vélez Sarsfield em 51 jogos com 28 vitórias, 19 empates e nove derrotas. Por pouco não conquistou dois títulos na temporada. No entanto, acabou perdendo a final da Copa da Argentina para o Central Córdoba por 1 a 0 e ficou com o vice-campeonato.

Publicidade
Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.