Herói do Flamengo, Danilo se torna atleta com mais Champions e Libertadores somadas; veja os números

Lateral marcou o gol do título do Flamengo e tornou-se o primeiro jogador a somar duas Champions League e duas Libertadores.

Danilo viveu uma noite especial. Tornou-se inesquecível para a torcida do Flamengo e assumiu o papel de “herói” ao fazer o que nenhum jogador na história do futebol havia realizado. Autor do gol que garantiu a conquista da Copa Libertadores da América ao Rubro-Negro, o lateral atingiu um feito inédito no esporte e tornou-se o atleta com mais Champions League (2) e Libertadores (2) somadas, totalizando quatro troféus desse nível, algo jamais alcançado.

A primeira vez em que Danilo venceu um título internacional de clubes foi em 2011, com a camisa do Santos. Naquele ano, o lateral levantou a Libertadores. Depois, o jogador brasileiro, ainda hoje uma das escolhas de Carlo Ancelotti na seleção, conquistou a “orelhuda” da Champions League em duas temporadas consecutivas pelo Real Madrid: 2015/2016 e 2016/2017.

Muito tempo e diversas glórias depois, Danilo soma 24 títulos e figura entre os jogadores em atividade no futebol brasileiro com currículo mais pesado. Além disso, voltou a ser decisivo pelo Flamengo e, sem imaginar, transformou-se no herói da final contra o Palmeiras.

Há outro dado que reforça a grande temporada do camisa 13 do Rubro-Negro em 2025. O atleta revelado pelo América Mineiro e projetado pelo Santos igualou a terceira melhor temporada da carreira em número de gols. Apenas em 2014/2015, pelo Porto, quando fez sete gols, e em 2011, pelo Santos, com seis tentos, ele marcou mais do que os quatro que acumula atualmente. Esses quatro gols igualam também a marca obtida em 2010, ainda no Peixe.

Entretanto, como a temporada ainda não terminou, Danilo pode aumentar a contagem e se aproximar do recorde pessoal. Caso isso aconteça, alcançará uma marca sem paralelo na trajetória do experiente lateral.

Quem é o outro jogador do Flamengo com Champions e Libertadores?

Apesar do feito, Danilo não é o único atleta do atual elenco do Flamengo que conquistou as duas competições mais importantes da Europa e da América do Sul. O meia Jorginho também venceu uma Champions e uma Libertadores. Ele foi campeão europeu pelo Chelsea em 2020/2021. Além disso, o jogador, naturalizado italiano, de 33 anos, ergueu o Mundial de Clubes (2021), a Supercopa Europeia (2021), o Campeonato Europeu de seleções (2021) e a Europa League (2018/2019).

*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal

Compartilhe nas Redes!
Rolar para cima