Antes de mais nada, o atacante Tiago Coimbra fechou transferência para o IFK Göteborg, da Suécia, após acordo firmado com o Halifax Wanderers, do Canadá. O jogador de 22 anos, revelado pelo Palmeiras, encerrou uma passagem de três temporadas pelo clube.
A Agência RTI Esporte apurou que o cube sueco pagou 1,5 milhão de euros (R$ 9,3 milhões, na cotação atual) para adquirir os direitos econômicos do centroavante. O contrato será válido por três temporadas, ou seja, até dezembro de 2029.
Destaque da CPL (Canadian Premier League) em 2025, Tiago Coimbra encerrou o último ano como um dos atletas mais produtivos do torneio. Foram 13 gols e três assistências em 23 partidas, desempenho que o colocou entre os principais nomes da temporada.
O atacante recebeu o prêmio de Melhor Jogador Sub-21 da competição e também recebeu o prêmio de Jogador do Ano, escolhido pelos próprios atletas. Ao longo da passagem pelo Halifax Wanderers, disputou 64 jogos, com 20 gols e cinco assistências.
Os números, aliás, despertaram o interesse de clubes dos Estados Unidos e Europa. Com contrato inicialmente válido até 2026 — e opções de extensão até 2027 e 2028 —, o clube canadense tinha margem para negociar a saída do atleta.
Ainda segundo apurou a reportagem, Tiago Coimbra também recebeu ofertas do Houston Dynamo, dos Estados Unidos e do Vancouver Whitecaps, do Canadá. Apesar da concorrência, o IFK Göteborg avançou nas tratativas e fechou a contratação.
Ele começou a despertar o interesse de outros clubes após ser convocado para defender a seleção do Canadá. O atacante fez sua estreia internacional na vitória por 1 a 0 sobre a Guatemala, em amistoso, em 2025.
Formação no Palmeiras e trajetória até o futebol europeu
Antes de tudo, Tiago Coimbra surgiu para o futebol no Palmeiras, onde atuou de 2021 a 2022. No clube paulista, passou por equipes Sub-15, Sub-17 e Sub-20, participando de competições nacionais de base antes de buscar espaço no exterior.
A mudança para o Halifax Wanderers marcou o início de sua trajetória profissional, com crescimento gradual até se consolidar como titular e referência ofensiva. Agora, no IFK Göteborg, Tiago Coimbra terá a primeira experiência no futebol europeu.


