Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Igor Paixão, ex-Vasco e mais: Quem são os brasileiros que brilham fora das grandes ligas da Europa Igor Paixão, Rômulo e Ewerton brilham com números expressivos na Europa menos falada

Antes de tudo, logo depois das “Big Five” da Europa — as principais ligas de Espanha, Inglaterra, França, Itália e Alemanha — há um segundo grupo de campeonatos que, embora com menos visibilidade, continuam sendo relevantes na formação de talentos. A Agência RTI Esporte traz um panorama (top 5) dos jogadores brasileiros que mais se destacam em gols e assistências nas ligas de Chéquia, Portugal, Turquia, Holanda e Bélgica.

Igor Paixão comanda na Holanda

Na Eredivisie, o principal nome entre os brasileiros é Igor Paixão, atacante do Feyenoord. Com 12 gols marcados e 9 assistências, o ex-Coritiba é atualmente o quarto maior artilheiro e o terceiro em assistências na liga holandesa. Os números o colocam como o brasileiro mais decisivo entre os cinco campeonatos analisados.

Publicidade

Rômulo em evidência na Turquia

Igualmente, no Campeonato Turco, Rômulo, atacante do Göztepe, aparece com destaque ao marcar 11 gols, além de contribuir com sete assistências. Já Anderson Talisca, atacante do Fenerbahçe, mantém sua veia goleadora com 8 gols em 10 jogos pela equipe de Istambul. Não entra na lista, é um fato, mas apareceu muito bem no “Fener”.

Ewerton vive melhor fase da carreira na República Tcheca

Da mesma maneira, na Primeira Liga Tcheca, o ponta Ewerton atravessa a melhor temporada da carreira. Defendendo o Banik Ostrava, o jogador de 28 anos já soma 12 gols e 4 assistências, superando todos os seus registros anteriores.

Ex-Vasco brilha em Portugal, Cassiano também se destaca

Com 27,8% dos atletas vindos do Brasil, a Liga Portuguesa continua sendo terreno fértil para talentos do país. O grande nome é Clayton Silva, atacante do Rio Ave e ainda ligado ao Vasco, que já marcou 13 gols e deu 1 assistência, sendo o quarto maior artilheiro do campeonato. Também vale destacar Cassiano, do Casa Pia, autor de 9 gols e 1 assistência, com participação direta em momentos decisivos da equipe.

Publicidade

Bélgica sem brasileiros no topo

Por fim, na Jupiler Pro League, o desempenho dos brasileiros tem sido mais discreto. O atacante Felipe Augusto, do Cercle Brugge, é o nome de melhor rendimento, mas seus 2 gols e 2 assistências ainda o mantêm fora do top 5 nos rankings individuais da competição.

Top 5 | Gols/Assistências (G/A)

  1. Igor Paixão (Feyenoord): 12 gols/ 9 assistências
  2. Rômulo (Goztepe): 11 gols/ 7 assistências
  3. Ewerton (Banik Ostrava): 12 gols/ 4 assistências
  4. Clayton Silva (Rio Ave): 13 gols/ 1 assistência
  5. Cassiano (Casa Pia): 9 gols/ 1 assistência

*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal

plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.

AdBlock

Publicidade
8XBet
Publicidade
8XBet