Impeachment? Saiba quem assume o Corinthians em caso de queda de Augusto Melo Mandatário do Timão vem sendo alvo do terceiro pedido de afastamento do clube

O presidente Augusto Melo, do Corinthians, é alvo de um terceiro pedido de impeachment. Na última segunda-feira, 05, Paulo Roberto Bastos Pedro, um dos conselheiros do clube, entrou com uma petição para impedir a sequência de Augusto Melo na presidência. O pedido tem como base a reprovação das contas de 2024.
Neste sentido, o passivo do clube chegou a R$ 829 milhões, o que resultaria, de acordo com cálculos da diretoria, uma dívida bruta de R$ 407 milhões. Assim, Augusto Melo é acusado de não conseguir gerir o clube com uma saúde financeira e a oposição pede sua saída. O patrocínio com a VaideBet também vem sendo investigado. O atual mandato de Augusto Melo é válido até dezembro de 2026.
Impeachment não aconteceu por falta de segurança
Presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Jr. deu declarações à imprensa destacando que a saída de Augusto Melo não avançou por conta de insegurança. De acordo com o dirigente, os conselheiros ficaram com medo de se dirigirem até à sede para realização da reunião.
“Nós tivemos problema de insegurança interna. Não havia segurança para marcar uma reunião e os conselheiros tinham medo vir à sede. Nós já temos um inquérito policial apurando a violência sofrida pelos conselheiros. Até mesmo a imprensa sofreu violência. Não havia clima e segurança para fazer a votação”, disse Tuma, que completou.
“Vamos esperar acabar o inquérito. Então, a gente tem que terminar. Quando acabar a inquérito, parece que agora está no fim. Se o inquérito demorar, nós vamos marcar também. O presidente foi acusado por infrações estatutárias”, finalizou Romeu Tuma Jr.
Inicialmente a expectativa é de que até o fim do mês de maio ou início do mês de junho, a votação ocorra. No dia 20 de janeiro, o Conselho do Corinthians se reuniu no Parque São Jorge para votar o impeachment de Augusto Melo. Doram quatro horas de reunião, que acabou suspensa depois do processo de admissibilidade do rito passar por 126 a 114.
Quem assume o Corinthians?
Caso a decisão da Assembleia Geral do Corinthians seja pelo impeachment, o então presidente Augusto Melo deixa o cargo de forma imediata. Assim, quem assume interinamente é Osmar Stábile, 1º vice-presidente. Caberá a Stábile convocar o Conselho Deliberativo para a eleição de um novo presidente até o término do atual mandato, em dezembro 2026.