Jogo das Estrelas 2024: relembre a história do evento organizado anualmente por Zico
Antes de mais nada, a edição de 2024 do Jogo das Estrelas marca o 20º aniversário do evento, que teve a sua primeira edição em 2004. Desde então, a confraternização organizada por Zico ganhou o Maracanã como principal palco, mas também já passou por São Paulo e reuniu grandes jogadores da história do futebol mundial.
O Jogo das Estrelas entrou definitivamente no calendário nacional esportivo e, além de fazer os torcedores reviverem a emoção de verem grandes craques no gramado, também se tornou siginificado de uma boa ação em prol de pessoas necessitadas.
A primeira edição do Jogo das Estrelas foi criada por incentivo de Junior Coimbra, filho de Zico. Na ocasião, o jogo ainda era realizado no CFZ (Centro de Futebol Zico), na zona oeste do Rio de Janeiro. Ainda chamado de “Amigos de Zico”, o evento recebeu duas mil pessoas, que pagavam a entra com 1kg de alimento.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Já no ano seguinte, em 2005, o jogo começou a ganhar um peso um pouco maior, mas seguia tendo o CFZ como base. Neste ano, por exemplo, Diego Maradona, grande craque argentino, participou do evento e, por conta do grande número de pessoas, a partida quase acabou cancelada.
Já no terceiro ano, o evento foi sediado pela última vez no CFZ, ganhou notoriedade e passou a ter o Maracanã como palco. Em 2007, o Jogo das Estrelas viveu a sua primeira edição no Maracanã e passou a ser também o primeiro jogo beneficente a ser realizado em um grande estádio brasileiro.
Naquele ano, cerca de 40 mil pessoas compareceram ao Maracanã para acompanhar a partida, que contou com craques como Adriano, Deco e Nakata. A edição de 2009 foi a que contou com o maior público, quando 72 mil pessoas compareceram ao Maracanã.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Também neste jogo, Romário participou pela primeira vez e fez as pazes com Zico. Ambos voltaram a se falar depois de 11 anos, quando cortaram as relações depois que Romário ficou fora da Copa do Mundo de 1998, na França. No período, Zico era coordenador técnico da Seleção Brasileira.
Em 2010, o Jogo das Estrelas aconteceu no Estádio Nilton Santos, já que o Maracanã estava em reforma para a disputa da Copa do Mundo de 2014. Nos dois anos seguintes, o evento aconteceu no Morumbi, em São Paulo, tendo contado com jogadores importantes do futebol paulista como Ronaldo, Neymar, Ganso e Lucas Moura.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Desde 2013, o Maracanã é o palco principal do Jogo das Estrelas, que acontece em todo final de ano. Além disso, Zico sempre tenta trazer o foco em algum acontecimento importante, como foi em 2016, quando houve uma homenagem às vítimas do acidente da Chapecoense.
Além do Jogo das Estrelas do futebol, o evento conta ainda com a participação de artistas, que fazem a preliminar do evento principal, também com uma partida no Maracanã. Em 2025, o evento organizado por Zico terá a sua primeira edição internacional, uma vez que a ideia é levar a partida para o Japão, país aonde o Galinho também fez sucesso como jogador e treinador.