Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Jogos Olímpicos: prisão e protesto pró-Palestina marcam primeiro dia de competições em Paris

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris acontece nesta sexta-feira (26), às 14:30h (horário de Brasília; 19:30h no horário local), mas algumas modalidades já deram o pontapé inicial nas competições. Na quarta-feira (24), rúgbi de 7 e futebol masculino inauguraram as arenas de competição na Cidade Luz e em outras sedes das Olimpíadas.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

O dia, no entanto, foi marcado pela ação policial que terminou na prisão de um russo de 40 anos que planejava “ações para desestabilizar os Jogos Olímpicos”, de acordo com as autoridades locais. Segundo informações da Agência Reuters, a casa do homem foi invadida pela polícia francesa a pedido do Ministério do Interior. Ele ficará detido preventivamente e, após julgamento, pode pegar até 30 anos de prisão.

Publicidade

Em entrevista a uma rádio do país, o Ministro do Interior, Gerald Darmanin, afirmou que “as ações de desestabilização poderiam ser sob a forma de disseminação de fake news, até mesmo ataques em locais públicos”. A imprensa local afirmou ainda que foi encontrada na casa desse russo uma carteira de identidade em que apontava que ele trabalhava para o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB).

Protesto pró-Palestina e suspeita de bomba descartada

Nas imediações do Estádio Parque dos Príncipes, casa do Paris Saint-Germain, um grupo de ativistas se reuniu para protestar contra a presença de Israel nos Jogos Olímpicos de Paris e pelo fim do “genocídio do povo palestino na Faixa de Gaza”. A Seleção Israelense de futebol masculino enfrentou Mali, na estreia da competição, nesta quarta-feira (24), e as equipes empataram em 1 a 1.

Publicidade
BR4BET - Experimente as melhores apostas esportivas na Br4bet
Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.

Mais cedo, antes do jogo entre Espanha e Uzbequistão, também realizado na casa do PSG, um vídeo que circulava nas redes sociais informava que a polícia francesa isolou um dos acessos ao estádio por suspeita de bomba no local. A Agência RTI Esporte conversou com duas brasileiras que foram assistir a partida entre as duas seleções e confirmaram que em nenhum momento os agentes de segurança falaram sobre a possibilidade de explosivos nos arredores do estádio.

“A polícia isolou uma parte da praça em frente ao estádio para poder separar quem iria para o jogo e quem era morador e estava querendo voltar pra casa. No início teve um pouco de tumulto, mas em nenhum momento falaram sobre suspeita de bomba, ou algo nesse sentido”, afirmou uma das brasileira à reportagem.

(*) Lucas Maciel, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Paris

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.