Jogos Paralímpicos 2024: conheça a nova Casa Brasil
Sucesso nos Jogos Olímpicos, a Casa Brasil está de cara e localização nova nos Jogos Paralímpicos Paris 2024. O ambiente montado pelo Comitê Paralímpico do Brasil (CPB) está na região de Saint-Ouen, a aproximadamente meia hora do centro de Paris. Vale lembrar que este é o mesmo espaço usado pelo Time Brasil como base durante os Jogos Olímpicos
A Agência RTI Esporte fez um tour pela Casa Brasil Paralímpico e traz todos os detalhes do ambiente. Em primeiro lugar, o espaço abriu as portas no dia 30 de agosto e vai receber o público até o dia 8 de setembro, quando se encerram os Jogos Paralímpicos. O horário de funcionamento é das 15h às 23h, no horário local.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Diferentemente da Casa Brasil dos Jogos Olímpicos, em Saint-Ouen, o espaço é coberto e climatizado, o que ajuda a diminuir a sensação de calor do verão europeu. Logo na entrada, ficam dois simuladores de esporte em realidade virtual: o da canoagem e o do skate. A praça principal da casa tem o patrocínio da Prefeitura de São Paulo, cuja cidade é candidata a receber os Jogos Panamericanos e Parapanamericanos de 2031.
Nesse ambiente espaçoso, há mesas e os bares, onde brasileiros e estrangeiros podem matar a saudade e conhecer um pouco da gastronomia do Brasil. No cardápio, muitas pratos da culinária mineira e uma bebida típica do Rio de Janeiro: a caipirinha. Além disso, o público vai poder participar de uma aula de culinária com o chef Henrique Gilberto, do restaurante “Cozinha Tupis”.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
Música, dança e atletas medalhistas
Nos estandes montados na Casa Brasil Paralímpico, a valorização das políticas públicas já adotadas em nosso país para as pessoas com deficiência. Como é o exemplo de uma oficina voltada para as pessoas que andam em carros adaptados. Em caso de problemas no veículo, elas entram em contato com uma central de atendimento que presta todo o serviço de conserto e manutenção de forma gratuita.
Dentro do local, há também um palco com apresentações de dança e música. E, por fim, o momento mais esperado: os medalhistas do Jogos Paralímpicos tem presença garantida na Casa para interagir com o público e a imprensa.
*Amanda Botelho, enviada especial da Agência RTI Esporte, direto de Paris sob supervisão de Lucas Maciel