Em busca de um treinador para a temporada 2026, o John Textor, acionista majoritário da SAF Botafogo, voltou a sondar Vasco Matos. O técnico, de 45 anos, comanda atualmente o Santa Clara, de Portugal.
A Agência RTI Esporte apurou que John Textor entrou em contato com o estafe do treinador aguarda uma resposta até a próxima segunda-feira, 22, antes de avançar nas conversas. Não há, portanto, proposta oficial do Botafogo.
O investidor norte-americano busca um treinador que entenda o momento do Botafogo. O clube, no próximo ano, voltará a disputar a Copa Libertadores da América. O torneio continental, aliás, se tornou o maior desejo de John Textor para 2026.
Embora Vasco Matos tenha contrato com o Santa Clara até junho de 2027, o diretor entende que vale a pena voltar a conversar com o treinador. O treinador pediu um tempo para dar uma resposta ao Colorado.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Botafogo estaria disposto a contratar a comissão técnica de Vasco Matos. O time se confiança é formado por outras quatro pessoas: os auxiliares João Batista e João Pereira, e o preparador físico João Gavazzo e o analista Nicolau Carvalho.
Pelo Santa Clara, Vasco Matos tem 49 vitórias, 25 empates, 28 derrotas em 102 jogos disputados. O aproveitamento é de 48,04%. Na temporada 2023/2024, conquistou a Liga Portugal II – o equivalente à Série B do Campeonato Brasileiro.
Sob seu comando, o Santa Clara alcançou um feito inédito na Liga de Portugal 2024/2025. Isso porque somou 57 pontos, garantindo o 5.º lugar e obteve pela primeira vez vaga em uma competição internacional: a UEFA Conference League 2025/2026.
Qual o valor da multa rescisória de Vasco Matos no Santa Clara?
Antes de tudo, Vasco Matos possui contrato com o Santa Clara até junho de 2027. O treinador chegou a ter um acerto verbal com John Textor. No entanto, acabou desistindo do acordo e renovou seu vínculo. A atual multa rescisória é de 5 milhões de euros (R$ 32,4 milhões, na cotação atual).


