Joia da base do Atlético-MG, zagueiro deixa o clube e tem nome registrado no Cuiabá

Antes de mais nada, o Atlético-MG não tem mais a joia da base João Emanuel em sua categoria de base. Logo após completar 15 anos em abril, ele abriu conversas com a diretoria para assinar um contrato de formação. No entanto, as conversas não avançaram. E já acertou com um novo clube: o Cuiabá.
A Agência RTI Esporte apurou que o vínculo não profissional do garoto foi registrado no BI (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) nesta quinta-feira, 22, com contrato válido a partir do último domingo.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Com 15 anos, João Emanuel já poderia assinar um vínculo não profissional. Ele estava no Atlético-MG desde 2021. ‘Clone’ de Leonardo Silva, maior zagueiro da história do Atlético-MG, o jogador se destacava pela técnica, velocidade, habilidade, visão de jogo e bom passe.
João Emanuel era uma das joias da base atleticana. Com 13 anos, em 2022, assinou um contrato esportivo com a Adidas. Natural de Tocantins, o jovem, nascido em 2009, passou a atuar na escolinha Tiba Sportscenter e depois migrou para a Cidade do Galo.
Passou a ser chamado de “Leozinho” na base alvinegra pela semelhança física com o ídolo do Atlético-MG. O clube mineiro vinha tentando segurar o garoto da base, já sabendo que ele poderia assinar um contrato de formação com outro clube.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Atlético-MG ofereceu um novo plano de carreira e “consultoria” ao atleta, mas não foi o suficiente. Com isso, João Emanuel deixou o clube de Belo Horizonte e acertou transferência para o Cuiabá.
O contrato de formação é uma ligação de João Emanuel Ronaldo de Carvalho com o Dourado antecede o primeiro vínculo profissional. Esse mecanismo impede a saída do atleta de forma gratuita antes que ele tenha idade suficiente para assinar.