Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Jonas Urias exalta profissionais formados no futebol brasileiro e explica pouca oportunidade fora do país

Com o desenvolvimento do futebol feminino, o Brasil tem buscado a capacitação de seus profissionais para a melhora na formação de novas atletas e a evolução da modalidade num modo geral dentro do país. Neste sentido, alguns nomes estão despontando como formadores e um desses é o técnico Jonas Urias, que atualmente é instrutor da Conmebol e mentor de novos treinadores e treinadoras dentro do futebol feminino.

Durante entrevista ao canal “RTI Esporte”, no YouTube, Jonas Urias falou sobre a qualidade do profissional brasileiro e garantiu que, cada vez mais, existe a capacidade do profissional formado no Brasil trabalhar em outros países. Para Jonas, no entanto, os brasileiros passaram, nos últimos anos, por um descredenciamento de suas qualidades.

Publicidade

“Sou defensor da tese de que o futebol brasileiro nunca perdeu sua qualidade. O profissional que é formado dentro do futebol brasileiro tem muito a contribuir para a modalidade, mas nos últimos anos tudo que vem do Brasil no futebol foi descredenciado. Temos profissionais de qualidade para ensinar e também com grande potencial de vencer no mundo do futebol”, disse Jonas Urias, também garantindo que o idioma não é a única barreira para os profissionais brasileiros.

Ausência de mercado no exterior

Em meio à chegada de técnicos estrangeiros no Brasil e a alta rotatividade de trabalhos, Jonas Urias afirmou que esse problema é amplo e vai além do campo e bola. Para o treinador, nossos profissinais precisam de uma melhor formação antes mesmo de obter o certificado da CBF.

“Se fala muito sobre a questão do idioma. Infelizmente é uma coisa que não é bem trabalhada em nossa educação. Precisamos de estudos a parte, além da escola, para desenvolvermos outros idiomas. Sendo que em outros países isso é desenvolvido de maneira natural, aonde eles investem melhor na educação. Eu acho que é por aí, mas não acho que seja o determinante”, disse antes de prosseguir:

Para mim, o que vem acontecendo é realmente um descredenciamento que o futebol brasileiro passou e utilizaram de uma imagem de depreciação da nossa herança cultural. Além disso, resultados dentro de campo foram utilizados para colocar a gente em um espaço de mero formadores de matéria prima e não também como pensantes e desenvolvedores do futebol”, finalizou Jonas Urias.

Além do trabalho de desenvolvimento de novos profissionais, Jonas também é treinador e atualmente comanda a equipe do Cruzeiro no futebol feminino. O treinador também passou por Centro Olímpico, Sport e a Seleção Brasileira sub-20.

ASSISTA A ENTREVISTA DE JONAS URIAS NO RTI ESPORTE!

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.