Foto: Alexandre Vidal/ Flamengo
Antes de tudo, a possível vinda de Jorge Jesus para assumir o comando da Seleção Brasileira ganhou força nos bastidores da CBF. O treinador é, no momento, o plano A da entidade para substituir de imediato o técnico Dorival Júnior, demitido na última sexta-feira (28).
Primeiramente, a Agência RTI Esporte apurou que a CBF deverá apresentar uma proposta oficial ao Mister nas próximas horas, com contrato até 2030. Ou seja, o vínculo permitirá que ele dirija a equipe canarinha em duas Copas do Mundo, exigindo um processo ágil de negociação.
Como se sabe, há poucas Datas Fifa disponíveis, o que torna o tempo curto para o novo treinador organizar a equipe para a Copa do Mundo de 2026. Por outro lado, a qualidade dos jogadores brasileiros pode facilitar a montagem de um elenco forte, condizente com uma seleção pentacampeã do mundo.
A ideia da CBF em oferecer um contrato longo a Jorge Jesus visa dar estabilidade à reformulação da Seleção e garantir um projeto sólido para a Copa de 2030. O técnico português tem discutido esses pontos com pessoas próximas, e tudo dependerá da condução das negociações pelo presidente Ednaldo Rodrigues.
Jorge Jesus é reconhecido por sua capacidade tática e liderança, tendo vasta experiência internacional no comando de grandes clubes. Esse perfil já vinha sendo traçado pela CBF há algum tempo, inclusive quando cogitou pela primeira vez o italiano Carlo Ancelotti, que voltou ao radar da entidade.
A carreira do ex-meio-campista Jorge Jesus como técnico começou em 1990 no Amora, com o qual foi campeão nacional da 3ª divisão portuguesa. Em 2009, chegou ao Benfica e levou o clube ao título do Campeonato Português em 2010, além de conduzir a equipe às quartas de final da Liga Europa contra o Liverpool.
Ao longo da carreira, Jorge Jesus conquistou 16 títulos. Entre eles, seis Taças da Liga de Portugal, duas Supertaças de Portugal e troféus marcantes com o Flamengo: Brasileirão 2019, Libertadores 2019, Supercopa do Brasil 2020, Recopa Sul-Americana 2020 e Campeonato Carioca 2020. No Al-Hilal, venceu o Campeonato Saudita e a Copa do Rei em 2024, além da Supercopa Saudita em 2018, 2023 e 2024.
O atacante Neymar, do Santos, teve a oportunidade de vestir a camisa do Peixe nesta…
Em desvantagem no agregado, por um gol de diferença, o Bragantino entrou em campo determinado…
Glorioso perdeu, mas avançou na Copa do Brasil
O técnico Roger Machado, do Internacional, avaliou a vitória do Colorado sobre o Maracanã por…
Duque de Caxias ainda não venceu na competição
Inicialmente, mesmo com mudanças na escalação, o Cruzeiro confirmou a classificação às oitavas da Copa…