Jorginho, ex-Vasco, acerta com clube da Tailândia
Jorginho acertou com o Buriram United. O técnico volta à ativa para comandar o Bicampeão da Tailândia. Com 59 anos, Jorginho estava no mercado desde que deixou o Vasco em novembro de 2022, logo após o acesso para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
Contudo, o tetracampeão do Mundo, em 1994, com a Seleção Brasileira não era o plano A da equipe que lidera o campeonato tailandês. Antes de acertar com Jorginho, o Buriram procurou o técnico Zé Ricardo, que atualmente dirige o Goiás. Com a negativa do treinador, a equipe asiática ainda fez contato com Daniel Paulista e Umberto Louzer.
A Tailândia tem sido um mercado interessante para treinadores brasileiros. Atualmente, Alexandre Gama, que comanda o Lamphun Warrior, é apontado como o maior nome da história do país.
Gama chegou na Tailândia em 2014 e já conquistou mais de 15 taças no país. Assim como Jorginho, a primeira experiência de Alexandre Gama na Tailândia foi justamente para comandar o Buriram, que é visto como uma das potências locais.
No Buriram, Jorginho encontrará dois brasileiros no elenco. Lucas Crispim, ex-Santos, Vasco e Fortaleza, e Guilherme Bissoli, ex-Ceará e Avaí. Os dois chegaram no clube na temporada 2023/2024. Crispim ainda tem números modestos, enquanto Bissoli já soma 10 gols e uma assistência em seis jogos.
No Brasil, Além do Vasco Jorginho treinou o Atlético-GO, Cuiabá, Coritiba, Ponte Preta, Ceará, Bahia, Flamengo, Figueirense, Goiás, entre outros. Essa será a terceira experiência do treinador no exterior. Antes do Buriram, Jorginho comandou o Kashima Antlers do Japão e o Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos.