José Boto quer mudar método na formação de atletas no Flamengo
O Flamengo apresentou, nesta segunda-feira, 30, o seu novo diretor técnico. O português José Boto, de 58 anos, esteve presente na sala de imprensa do CT Ninho do Urubu e explicou como vai funcionar o seu trabalho dentro do clube. Boto assume o cargo a partir do dia 1º de janeiro, quando a nova gestão vai iniciar os trabalhos no Flamengo.
O profissional será o chefe do departamento de futebol rubro-negro na gestão presidida por Luiz Eduardo Baptista, o Bap, que venceu a eleição no dia 09 de dezembro. Integrado ao clube nas últimas semanas, José Boto já fez uma análise do elenco do Flamengo e conversou com o técnico Filipe Luís.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
“Nós identificamos o que necessitamos. A minha leitura, assim como a do Filipe Luís, é que o elenco é muito bom e pode render mais do que vem rendendo. Já temos algo muito bom, mas vamos reforçar e minimizar o erro. Vamos buscar o que queremos quando tivermos a certeza. Já sei a verba que posso gastar e entendo que seja o suficiente para os reforços que queremos”, disse José Boto.
Além disso, uma outra questão importante apontada pelo novo diretor técnico do Flamengo é a importância de um bom trabalho nas categorias de base. José Boto garantiu que revelar grandes jogadores é um de seus objetivos. Aliás, para isso será necessário rever o modelo aplicado no futebol brasileiro.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
“Vou mergulhar nas categorias de base do Flamengo. Temos que criar esse DNA de jogadores talentosos e responsáveis. Tenho uma ideia que aqui no Brasil buscaram coisas ruins da Europa. Na Europa buscamos coisas boas do Brasil. Esse país é o maior produtor de jogadores de todos os tempos e agora parece que querem fazer jogadores como na Europa. Isso é um erro”, disse José Boto, que completou.
“Precisamos dar liberdade a esses jovens para errarem e não ficarem presos a sistemas táticos. O Brasil estava bem, foi copiar a Europa e agora está mal. Precisamos mudar isso aqui. É o país do futebol”, afirmou o novo diretor técncio do Flamengo.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
José Boto estava trabalhando como diretor esportivo do Osijek Football Club, da Croácia, mas deixou o cargo oficialmente no último dia 21 de dezembro, justamente por aceitar a proposta feita pelo Flamengo.