O Santos encaminhou o acerto com o técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, de 50 anos, e está próximo de fazer o anúncio oficial. Vojvoda chega ao clube para substituir Cléber Xavier e com o objetivo de evitar um novo rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O acerto com o Santos significa uma permanência de Vojvoda no futebol brasileiro após ter ficado cinco temporadas no Fortaleza.
Qual foi o desempenho de Juan Pablo Vojvoda no Fortaleza?
O treinador chegou ao futebol brasileiro em 2021 após rápida passagem pelo Unión La Calera, do Chile. Em seu primeiro ano pelo Fortaleza, conquistou o título do Campeonato Cearense. Aliás, Vojvoda acabou eleito o melhor treinador do futebol cearense naquela temporada, feito que repetiu nos anos de 2022 e 2024.
Sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza conquistou ainda mais dois títulos estaduais, em 2022 e 2023. Na Copa do Nordeste, a equipe acabou com os títulos em 2022 e 2024, temporadas em que Vojvoda também se consolidou como o melhor treinador da competição.
A passagem do argentino pelo Fortaleza também foi marcada por campanhas históricas, como em 2021. Em seu primeiro ano no clube, Vojvoda levou a equipe à semifinal da Copa do Brasil, aonde perdeu apenas para o Atlético-MG, campeão naquela edição. Aliás, no Campeonato Brasileiro, o Fortaleza ficou no G4 e conquistou a inédita vaga na Libertadores.
A classificação para o maior torneio de clubes da América do Sul ainda seria repetida em 2023 e 2024. No ano de 2023, o Fortaleza chegou até à decisão da Copa Sul-Americana, mas acabou perdendo o título para a LDU. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, o time equatoriano venceu por 4 a 3 nos pênaltis. Por fim, Vojvoda comandou o Fortaleza em 310 jogos, com 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas, um aproveitamento de 55%.




