Antes de tudo, o Lanús foi mais eficiente no segundo tempo, aproveitou a pressão crescente e venceu o Flamengo por 1 a 0 no La Fortaleza. Depois de dois gols anulados por impedimento, Castillo marcou de cabeça aos 31 minutos. Com isso, o time argentino garantiu a vantagem, enquanto o time rubro-negro desperdiçou suas melhores chances quando o placar ainda estava zerado.
A partida de volta será na próxima semana no Maracanã. Para levantar a primeira taça na temporada, o Rubro-Negro terá que vencer por dois gols de diferença. Caso supere os argentinos pela contagem mínima, a decisão seguirá para a decisão por pênaltis.
Como foi o primeiro tempo?
A bola rolou com o Flamengo tentando impor posse, mas o Lanús foi quem assustou primeiro. Aos seis minutos, Medina aproveitou sobra na área e exigiu defesa em dois tempos de Rossi. Pouco depois, Salvio desviou de cabeça, Castillo completou para o gol, porém a arbitragem marcou impedimento e anulou o lance.
Com o passar do tempo, o time argentino ganhou campo. Salvio finalizou forte da direita e Rossi espalmou. Em escanteio, Izquierdoz subiu livre e mandou para fora; um susto para a defesa! O Flamengo encontrava dificuldade na saída, enquanto o Lanús alternava pressão alta e linhas mais baixas.
Aos 34 minutos, veio a melhor chance rubro-negra. Arrascaeta enfiou para Cebolinha, que bateu cruzado para boa defesa de Losada. No rebote, o uruguaio finalizou e a zaga bloqueou. Paquetá ainda arriscou da entrada da área, mas a bola desviou e saiu.
A partida se encaminhou para o fim da primeira etapa com o Lanús rondando a área. Salvio cruzou, Castillo cabeceou sem força e Rossi segurou. O time da casa insistiu em bolas levantadas, enquanto o Flamengo se fechou e apostou no contra-ataque, mesmo com melhor qualidade técnica. O placar seguiu zerado até o intervalo.
Como foi o segundo tempo?
Os times voltaram sem mudanças, mas o ritmo cresceu. O Flamengo adiantou a marcação e tentou sufocar a saída argentina. Aos 10, Carrera invadiu a área após boa tabela, e Léo Ortiz salvou com corte providencial. Na resposta, Carrascal foi lançado nas costas da zaga, porém hesitou e desperdiçou boa oportunidade.
Aos 12, Filipe Luís mexeu na equipe: tirou Arrascaeta e Cebolinha para as entradas de Pedro e Samuel Lino. A mudança deu fôlego. Alex Sandro cruzou, Pedro desviou de cabeça e a bola passou perto. Na sequência, Lino finalizou travado pela defesa. O Flamengo ocupava o campo ofensivo.
O Lanús respondeu em bola parada. Sepúlveda cobrou falta no canto, e Rossi espalmou. Depois, Castillo chegou a balançar a rede mais uma vez, mas o impedimento foi confirmado pelo VAR. A pressão argentina aumentava, enquanto o Flamengo errava finalizações, como no chute torto de Luiz Araújo.
Aos 31, não houve anulação. Castillo apareceu entre Léo Ortiz e Léo Pereira e cabeceou firme para abrir o placar no La Fortaleza. Logo depois, Sepúlveda acertou o travessão. O Flamengo tentou reagir com cruzamentos e cabeçada de Pedro para fora, mas o Lanús segurou a vantagem e largou na frente.





