Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Leandro Zago lembra trabalho com Jorge Sampaoli e primeiros passos da carreira de Emerson Royal

Talentoso profissional da nova geração de treinadores brasileiros, Leandro Zago começou sua carreira nas categorias de base, mas já teve experiência em equipes profissionais, sendo o mais recente trabalho no comando da Portuguesa de Desportos.

Em entrevista ao canal “RTI Esporte”, no YouTube, o treinador destacou os principais momentos de sua carreira. Leandro Zago, antes de mais nada, deixou o seu nome marcado de maneira positiva em alguns dos mais importantes clubes do Brasil e um desses foi a Ponte Preta.

Publicidade

Na base do clube de Campinas, o treinador ajudou a revelar o lateral-direito Emerson Royal, do Tottenham, da Inglaterra. O defensor, que ainda não se firmou na Seleção Brasileira, foi lembrado no ano passado por Fernando Diniz para os jogos contra Venezuela e Uruguai pelas Eliminatórias para a Copa do do Mundo de 2026.

“Trabalhei com o Emerson Royal na base da Ponte Preta. Até aceleramos a subida dele para o sub-20 devido ao rendimento dele no sub-17. Acredito que ele vai atingir o nível de Seleção Brasileira para se consolidar. O Emerson cometeu alguns erros jogando pelo Brasil e, por isso, se criou um clima meio ruim para ele na Seleção e isso é muito perigoso”, revelou antes de prosseguir:

“A Seleção Brasileira vive de opinião popular e poucas pessoas têm a coragem de enfrentar a opinião popular. Acho que o Emerson ainda precisa amadurecer e melhorar tomada de decisão e leitura de jogo. Imagino que naturalmente isso vai acabar se desenvolvendo e não tenho dúvidas de que vai estar entre os laterais da Seleção”, garantiu Leandro Zago.

Técnico vê Jorge Sampaoli incompreendido no Brasil

O bom trabalho realizado nas bases de equipes importantes, trajetória que também inclui o Atlético-MG, fez Leandro Zago chegar ao Fortaleza para comandar a equipe sub-20. Apesar de curta, a passagem foi considerada bastante positiva pelo treinador.

“Eu havia trabalhado no Atlético-MG com o Jorge Sampaoli e isso me abriu espaço no Fortaleza. O diretor me chamou para comandar o sub-20 até por eu já conhecer o trabalho de um treinador argentino. Fiz cinco meses lá no Fortaleza e foi muito bom, fiz grande amigos e conseguimos grandes resultados”, afirmou Leandro Zago.

Neste período em que trabalhou nas categorias de base, o treinador teve a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho de muitos profissionais experientes. Quando estava no Atlético-MG, por exemplo, Leandro Zago teve uma relação próxima com Jorge Sampaoli.

“Quando estava no time sub-23 do Atlético-MG, foi justamente quando o Jorge Sampaoli chegou. Ele costuma usar essas equipes mais abaixo para treinar o elenco profissional.  Isso aconteceu justamente no momento da pandemia, então ficamos muito tempo à disposição do profissional”, disse.

Leandro Zago recorda que o argentino, que teve passagem recente pelo Flamengo, era detalhista. Para o treinador, Jorge Sampaoli é um profissional acima da média e teve seu método de trabalho incompreendido no futebol brasileiro.

Pra mim pessoalmente foram cinco meses trabalhando lado a lado com a equipe principal do Atlético-MG. O Sampaoli se preocupava até mesmo com o corte da grama e no CT eles cortavam e molhavam na medida em que ele gostava. Todo dia ele trabalha as atividades em cima do modelo de jogo dele. Acho que muita gente não entendeu o trabalho do Sampaoli, mas criticou ele aqui no Brasil”, afirmou Leandro Zago.

ASSISTA A ENTREVISTA DE LEANDRO ZAGO NO RTI ESPORTE!

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.