Entrevista

Leandro Zago lembra trabalho com Jorge Sampaoli e primeiros passos da carreira de Emerson Royal

Publicado por:

Talentoso profissional da nova geração de treinadores brasileiros, Leandro Zago começou sua carreira nas categorias de base, mas já teve experiência em equipes profissionais, sendo o mais recente trabalho no comando da Portuguesa de Desportos.

Em entrevista ao canal “RTI Esporte”, no YouTube, o treinador destacou os principais momentos de sua carreira. Leandro Zago, antes de mais nada, deixou o seu nome marcado de maneira positiva em alguns dos mais importantes clubes do Brasil e um desses foi a Ponte Preta.

Na base do clube de Campinas, o treinador ajudou a revelar o lateral-direito Emerson Royal, do Tottenham, da Inglaterra. O defensor, que ainda não se firmou na Seleção Brasileira, foi lembrado no ano passado por Fernando Diniz para os jogos contra Venezuela e Uruguai pelas Eliminatórias para a Copa do do Mundo de 2026.

“Trabalhei com o Emerson Royal na base da Ponte Preta. Até aceleramos a subida dele para o sub-20 devido ao rendimento dele no sub-17. Acredito que ele vai atingir o nível de Seleção Brasileira para se consolidar. O Emerson cometeu alguns erros jogando pelo Brasil e, por isso, se criou um clima meio ruim para ele na Seleção e isso é muito perigoso”, revelou antes de prosseguir:

“A Seleção Brasileira vive de opinião popular e poucas pessoas têm a coragem de enfrentar a opinião popular. Acho que o Emerson ainda precisa amadurecer e melhorar tomada de decisão e leitura de jogo. Imagino que naturalmente isso vai acabar se desenvolvendo e não tenho dúvidas de que vai estar entre os laterais da Seleção”, garantiu Leandro Zago.

Técnico vê Jorge Sampaoli incompreendido no Brasil

O bom trabalho realizado nas bases de equipes importantes, trajetória que também inclui o Atlético-MG, fez Leandro Zago chegar ao Fortaleza para comandar a equipe sub-20. Apesar de curta, a passagem foi considerada bastante positiva pelo treinador.

“Eu havia trabalhado no Atlético-MG com o Jorge Sampaoli e isso me abriu espaço no Fortaleza. O diretor me chamou para comandar o sub-20 até por eu já conhecer o trabalho de um treinador argentino. Fiz cinco meses lá no Fortaleza e foi muito bom, fiz grande amigos e conseguimos grandes resultados”, afirmou Leandro Zago.

Neste período em que trabalhou nas categorias de base, o treinador teve a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho de muitos profissionais experientes. Quando estava no Atlético-MG, por exemplo, Leandro Zago teve uma relação próxima com Jorge Sampaoli.

“Quando estava no time sub-23 do Atlético-MG, foi justamente quando o Jorge Sampaoli chegou. Ele costuma usar essas equipes mais abaixo para treinar o elenco profissional.  Isso aconteceu justamente no momento da pandemia, então ficamos muito tempo à disposição do profissional”, disse.

Leandro Zago recorda que o argentino, que teve passagem recente pelo Flamengo, era detalhista. Para o treinador, Jorge Sampaoli é um profissional acima da média e teve seu método de trabalho incompreendido no futebol brasileiro.

Pra mim pessoalmente foram cinco meses trabalhando lado a lado com a equipe principal do Atlético-MG. O Sampaoli se preocupava até mesmo com o corte da grama e no CT eles cortavam e molhavam na medida em que ele gostava. Todo dia ele trabalha as atividades em cima do modelo de jogo dele. Acho que muita gente não entendeu o trabalho do Sampaoli, mas criticou ele aqui no Brasil”, afirmou Leandro Zago.

ASSISTA A ENTREVISTA DE LEANDRO ZAGO NO RTI ESPORTE!

Notícia atualizada em 11/03/2024 08:52

Compartilhe
Publicado por:

Notícias recentes

Mundial de Clubes: Renan Lodi, do Al Hilal, projeta duelo contra o Fluminense

O Al HIlal venceu o Manchester City por 4 a 3 nesta segunda-feira (30), em…

01/07/2025

Mundial de Clubes: Pep Guardiola avalia derrota do Manchester City para o Al Hilal

O Manchester City não evitou a derrota para o Al Hilal, nesta segunda-feira (30), pelas…

01/07/2025

Técnico brasileiro quebra hegemonia do Sporting e é campeão com o Benfica no futsal

Antes de mais nada, o Benfica conquistou a Liga Portuguesa de Futsal. Os Encarnados venceram…

01/07/2025

Mundial de Clubes: Lucas Ribeiro abre o jogo sobre transferência para o Mamelodi Sundowns

Antes de mais nada, Lucas Ribeiro Costa, atacante brasileiro de 26 anos, brilhou com a…

01/07/2025

Mundial de Clubes: Marcos Leonardo avalia vitória do Al-Hilal sobre o Manchester City e prega cuidado contra o Fluminense

Marcos Leonardo marcou dois gols na vitória do Al Hilal sobre o Manchester City, pelas…

01/07/2025

Mundial de Clubes: Malcom fala de jogo histórico do Al-Hilal e projeta confronto com Fluminense

O Al Hilal surpreendeu ao eliminar o Manchester City por 4 a 3, nesta segunda-feira…

01/07/2025