Primeiramente, o Leixões foi punido pela FIFA com um transfer ban por conta de uma dívida com o Flamengo. A sanção impede o clube português de registrar novos jogadores por até três janelas de transferências, a partir desta terça-feira, 15. Ou seja, a punição é até que o valor devido seja quitado.
A pendência envolve a transferência do atacante Werton, revelado pelo clube carioca. A FIFA reconheceu a reclamação do Flamengo e determinou que o Leixões pague 175 mil euros (cerca de R$ 1,127 milhão) para que a punição seja suspensa. Dessa forma, a diretoria entender ser vitória jurídica do clube brasileiro.
Quando o Flamengo fez a denúncia?
O Flamengo oficializou a denúncia em março, por meio do presidente Luiz Eduardo Baptista. Na ocasião, ele apontou que tanto o Leixões quanto o Estrela da Amadora estavam inadimplentes.
“O dono do Estrela é o mesmo do Leixões. Fizemos a denúncia na FIFA. Foram 10 milhões de euros em vendas e só recebemos 200 mil”, revelou Bap. O caso surgiu poucos meses após o início de uma parceria entre o Flamengo e o futebol português.
Segundo o clube carioca, a dívida total pela transferência de Werton e do zagueiro Gabriel Noga chegou a 1,1 milhão de euros. O tempo passou, o valor caiu, mas a punição aumentou de peso.
Werton, em sua primeira temporada no futebol europeu, teve bom desempenho. Atuou em 34 partidas e participou de 11 gols com a camisa do Leixões. Já Gabriel Noga teve menos oportunidades, com apenas uma vez antes de seguir para a Oliveirense.
Em suma, com a decisão da FIFA, o Leixões precisa resolver a pendência financeira com o Flamengo para voltar a atuar no mercado de transferências. Além de Werton e Gabriel Noga, o clube da cidade de Matosinhos conta com outros cinco brasileiros.


