Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Lesão de Arrascaeta: especialista explica gravidade, processo de recuperação e projeta retorno do jogador ao Flamengo

Antes de mais nada, o meia Giorgian De Arrascaeta se lesionou na derrota por 2 a 0 para o Botafogo no último domingo, 28, pela quarta rodada da Série A Campeonato Brasileiro. O camisa 14 foi diagnosticado com uma lesão na posterior da coxa direita, o que demandará tempo e paciência até se recuperar plenamente.

Em entrevista à Agência RTI Esporte, o ex-coordenador do departamento de fisioterapia do Flamengo, Fábio Marcelo, que afirmou que o camisa 14 pode ficar até 10 dias fora dos gramados para tratar a lesão. Desta forma, uruguaio só voltaria na partida contra o Palestino, no dia 7 de maio, no Chile, em partida válida pela Copa Libertadores da América.

Publicidade

Arrascaeta, portanto, está de fora da partida contra o Amazonas pela terceira fase da Copa do Brasil, nesta quarta (1/02), as 21h30, no Maracanã e contra o Red Bull Bragantino, no sábado (4/5), às 18h30 (horário de Brasília), no estádio Nabi Abi Chedid, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.Fábio Marcelo, que é referência em recuperação esportiva na América Latina, integrou os departamentos médicos dos três grandes do Rio de Janeiro: Flamengo, Vasco da Gama e Fluminense. Além disso, trabalhou também no Japão e na Rússia.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

Fábio Marcelo,  que ao longo da carreira trabalhou com astros do futebol como Dejan Petkovic, Darío Conca, Edmundo, Fred Guedes, Romário e Sávio, analisou a situação do craque rubro-negro e, segundo sua larga experiência no tratamento de atletas de alto rendimento, concluiu que Giorgian De Arrascaeta teve uma lesão muscular de Grau 1.

Considerando a descrição da lesão de Arrascaeta como uma ‘pequena lesão’ na parte posterior da coxa direita, como você avaliaria a gravidade dessa lesão em termos de classificação de grau, e qual seria sua abordagem de tratamento e prognóstico com base nessa descrição?

Fabio Marcelo: “Pela nota oficial emitida pelo Flamengo, entende-se que Arrascaeta sofreu uma lesão de grau 1 na parte posterior da coxa direita. Isso porque o clube divulgou que o atleta teve uma ‘pequena lesão’, e esse termo não constitui um diagnóstico preciso de lesão muscular”, respondeu o fisioterapeuta.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.

Dada a informação da nota oficial sobre a lesão de Arrascaeta, como você ajustaria seu plano de reabilitação em termos de duração e intensidade do tratamento, e que fatores específicos você consideraria para otimizar a recuperação do jogador?

FM: “Eu não tenho o diagnóstico clínico da lesão do atleta, nem sei a extensão da área afetada. Pode ter sido uma pequena ou uma grande parte de fibras musculares afetada. Estou sugerindo que, com base no texto da nota e na minha experiência, trata-se de uma lesão de Grau 1, com previsão de recuperação em até 10 dias, devido à aparente pequena área afetada.”

Poderia explicar de que forma a alimentação, o sono e o consumo de bebida alcoólica influenciam na recuperação do atleta, e como os equipamentos de alta tecnologia utilizados pelo Flamengo auxiliam nesse processo?

FM: “Dependerá muito do tratamento adotado, mas temos fatores que interferem bastante na recuperação, como a alimentação, a qualidade do sono e o consumo de bebida alcoólica. Atualmente, o Flamengo utiliza equipamentos de alta tecnologia, de ponta, para auxiliar na recuperação dos atletas.”

Giorgian De Arrascaeta foi um dos atletas poupados pelo departamento médico na derrota por 2 a 1 para o Bolívar, na última quarta-feira, 24, em La Paz,, pela Copa Libertadores da América, a 3.600 metros acima do nível do mar.

Voltou a ser escalado no domingo, 28, às 11h na derrota para o Botafogo por 2 a 0, no Estádio do Maracanã pela quarta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, e ficou em campo até os 70 minutos, quando sentiu e foi substituído.

Próximas partidas do Flamengo

O Flamengo enfrenta o Amazonas nesta quarta-feira, no Estádio do Maracanã, às 21h30, pela terceira fase da Copa do Brasil. No final de semana, o Rubro-Negro volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro, estando com sete pontos e oitavo colocado, enfrentando o Red Bull Bragantino, que está em terceiro lugar com oito pontos, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, às 18h30, pela quinta rodada.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.