Lesão de Pedro: especialista explica gravidade e processo de recuperação do atacante do Flamengo

O atacante Pedro, do Flamengo, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e está fora da temporada 2024. O jogador teve o mesmo problema físico, só que no joelho direito, pouco antes de se transferir para o Real Madrid, da Espanha. A expectativa é de que o processo de recuperação leve até um ano para acontecer.
Com passagens por Fluminense, Flamengo e Vasco, o fisioterapeuta Fábio Marcelo conversou com a Agência RTI Esporte sobre o caso do centroavante rubro-negro e da Seleção Brasileira. Ele trouxe detalhes de como será toda a jornada de Pedro até o retorno aos gramados.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Questionado sobre o momento em que Pedro deve realizar a cirurgia, Fábio Marcelo afirmou que isso ainda deve demorar algumas semanas para acontecer. De acordo com o profissional, é preciso que o inchaço no joelho diminua, antes de qualquer intervenção. Ele ressaltou ainda que o trabalho da fisioterapia será fundamental já nessa primeira etapa.
“Entre duas a três semanas, em média, para operar esse atleta. Nesse período a fisioterapia vai ter a função de desinchar esse joelho, reduzir esse quadro de líquido no joelho excessivo e também melhorar a movimentação dessa articulação. Consequentemente, quando ele tiver com amplitude do movimento satisfatória e sem esse inchaço no joelho, é o melhor momento para o médico operar”, avaliou Fábio Marcelo.
Tempo da cirurgia
O fisioterapeuta disse que não é possível precisar o tempo da cirurgia. Isso porque, o médico terá que avaliar se outras estruturas no joelho de Pedro também foram comprometidas no momento da lesão.
“O tempo que dura essa cirurgia é muito peculiar. No período pré-operatório de tratamento fisioterapêutico para preparar para cirurgia e no próprio ato cirúrgico o médico vai observar a necessidade, ou não, de reparo de outras estruturas que eventualmente possam ter sido acometidas. Esse tempo de cirurgia vai depender muito desses fatores”, afirmou o fisioterapeuta.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e BlueSky.
Início da fisioterapia
Professor de Biomecânica Funcional, Fábio Marcelo declarou que quanto antes se inicia o tratamento com a fisioterapia, melhores são os resultados no processo pós-cirúrgico. Ele ressalta, ainda, que os resultados desse trabalho acontecem, somente, a longo prazo.
“O ideal é que o início da fisioterapia aconteça imediatamente após a cirurgia. Eventualmente, se opta em deixar o atleta repouso por dois ou três dias para começar efetivamente esse processo. Os recursos fisioterapêuticos utilizados nesta fase são muito importantes e muito eficientes para que, ao longo do tempo, se observe uma boa recuperação desse tipo de cirurgia”, comentou o fisioterapeuta.
Período de recuperação
Desde a confirmação da lesão, as informações que circulam em diversos veículos é de que a previsão de retorno de Pedro aos gramados pode chegar a um ano. Apesar de reconhecer uma mudança no protocolo, o fisioterapeuta declarou que o atacante do Flamengo pode retornar em seis meses. Fábio Marcelo, no entanto, alerta que diversos fatores devem contribuir para essa volta em um tempo menor.
“Esse é um tema que vem sendo debatido e estudado de forma incansável ao longo do tempo. A prioridade da equipe de saúde é devolver esse atleta às suas atividades de forma salutar e plena. Chegaram à conclusão de que era mais indicado que esse atleta retornasse entre 8 e 9 meses e, em alguns casos, que poderiam se estender para um ano. Porém, isso varia muito porque ainda é possível hoje em dia essa recuperação em seis meses. Vai depender de muitos fatores que só se pode perceber no pós-operatório. O que foi reconstruído durante a cirurgia. Como o atleta está reagindo ao trabalho da fisioterapia, entre outros fatores”, concluiu Fábio Marcelo.