Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Lewis Hamilton na Ferrari: Relembre os outros ingleses na scuderia

Antes de mais nada é importante lembrar que a temporada de 2024 será a maior da história da Fórmula 1. Isso porque ela contará com 24 Grandes Prêmios, com corridas principais sendo disputadas aos sábados, além de seis corridas Sprints. Nesse ínterim, não existe a menor possibilidade de se esquecer que após esse ano, teremos uma grande mudança com a chegada de Lewis Hamilton na Ferrari.

Lewis Hamilton guiará na Ferrari em 2025
Foto reprodução/F1

Vale lembrar que, desde 1 de fevereiro deste ano, quando o piloto anunciou o acordo com a Ferrari para a temporada de 2025, o grande circo da Fórmula 1 tenta entender como será o ano de despedida de Lewis. Afinal de contas, o britânico pilota para a Mercedes desde 2013. Para se ter noção, até o momento foram 222 GPs com 82 vitórias, 78 pole position e 148 pódios.

Publicidade

Pronto para escrever mais um capítulo em sua carreira vitoriosa, é importante lembrar que Lewis Hamilton não será o primeiro piloto britânico da história da Ferrari. Por isso, a Agência RTI Esporte preparou uma lista com alguns dos mais importantes ingleses que guiaram pela scuderia. Entre eles estão nomes como John Michael Hawthorn, Petter Collins, Alfonso de Portago e Nigel Mansell.

#1 John Michael Hawthorn

John Michael Hawthorn foi o campeão da temporada de 1958 guiando pela Ferrari. O detalhe é que o britânico até hoje é o campeão do mundo com o menor número de vitórias em uma temporada, apenas uma. Esse não foi apenas um título importante para John Michael Hawthorn, mas também para a Inglaterra que conquistou o seu primeiro título na categoria.

Vale destacar que o Grande Prêmio de Portugal foi fundamental para a conquistas, afinal de contas ele deu a volta mais rápida da corrida e conquistou o ponto extra que foi o responsável pela conquista do título. Logo após a conquista do título, John Michael Hawthorn anunciou a sua aposentadoria.

#2 Petter Collins

Vale lembrar que Petter Collins fez a sua estreia na Ferrari em 1956, quando foi contratado por Enzo Ferrari. Já na sua primeira temporada pela equipe, ele finalmente conseguiu bons resultados na Fórmula 1 e ficou próximo do título mundial. É importante destacar que o título não veio pelo fato de Petter Collins ter dado passagem para Fangio, que chegou em segundo lugar no Grande Prêmio de Silverstone e conquistar o mundo pela quarta vez.

Lamentavelmente Petter Collins perdeu a vida em 1958, em Nurburgring durante a corrida na Alemanha. O piloto alemão fez a curva Pflanzgarten e acabou perdendo o controle da sua Ferrari. Petter foi arremessado para fora, colidiu contra uma árvore e faleceu aos 26 anos tragicamente.

#3 Alfonso de Portago

Afonso de Portago nasceu em Londres em 1928 e tinha dupla nacionalidade espanhola. Vale lembrar que o piloto fez apenas cinco corridas pela Ferrari entre 1956 e 1957. Ao longo da carreira, Portago também ficou famoso por namorar a atriz mexicana Linda Christian.

Nesse ínterim, Portago disputou os Jogos Olímpicos de Inverno de 1956, pela Espanha. Ele fez parte da equipe de bobsleigh, sendo o sétimo piloto de Formula 1 a disputar as Olímpiadas. Alfonso de Portago morreu tragicamente enquanto disputava a Mille Miglia em 1957, na Itália.

#4 Tony Brooks

Tony Brooks foi um dos pilotos mais importantes da Ferrari na década de 1950. Vale lembrar que pela equipe, o inglês conquistou o vice-campeonato mundial de 1959 quando marcou 27 pontos. Na ocasião ele ficou sete pontos atrás do campeão Brabham.
O piloto fez sucesso com a Ferrari e conquistou seis vitórias pela escuderia. Vale destacar que Tony se aposentou em 1961. Na visão de muitos especialistas da época, o piloto poderia ter conquistado números ainda melhores pela Ferrari.

#5 Cliff Allison

Cliff Allison nasceu na Inglaterra em 1932 e correu na Formula 1 entre os anos de 1958 e 1961. Além da Ferrari, o piloto esteve na Lotus, Scuderia Centro Sud e UDT Laystall. Ao todo, Cliff disputou 18 Grandes Prêmios, subindo ao pódio uma vez e marcando 1 1 pontos.

Vale destacar que a sua melhor posição na temporada foi o décimo segundo lugar em 1960. Cliff fez a sua estreia em 1958 no Grande Prêmio de Mônaco e encerrou a carreira no GP da Bélgica de 1961.

#6 Nigel Mansell

Nigel Mansell chegou na Ferrari em 1989 e foi o último britânico até a chegada de Lewis Hamilton na próxima temporada. Já no Grande Prêmio do Brasil, em sua estreia Mansell conseguiu a sua primeira vitória pela equipe italiana. O ano não foi bom como o esperado, mas o leão venceu mais uma, chegou duas vezes na segunda colocação e duas vezes em terceiro.

Ainda em 1989, Mansell ficou marcado por ter sido desclassificado no Grande Prêmio de Portugal, quando passou dos boxes e precisou dar ré. Mesmo eliminado da corrida, ele seguiu na pista e bateu em Senna. Esse acidente lhe custou a exclusão do GP seguinte. Mesmo com muitos problemas, Mansell terminou a temporada na quarta colocação. Depois de uma temporada ruim em 1990, o leão chegou a manifestar a vontade de se aposentar, mas foi demovido da ideia e acertou o seu retorno para a Williams no ano seguinte.

#7 Oliver Bearman

Oliver Bearman substituiu Carlos Sainz no Grande Prêmio da Arábia Saudita, no começo desta temporada. O espanhol passou por uma cirurgia de apêndice de urgência. Cria da Academia Ferrari,  Bearman de apenas 18 anos, foi convocado de última hora, largou na 11ª posição e fez uma grande corrida. No final da prova, o jovem piloto conquistou 6 pontos com a sétima posição na Arábia Saudita.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.