Libertadores: Botafogo x Atlético-MG será a sexta final entre brasileiros; relembre as outras
Antes de mais nada, Botafogo e Atlético-MG vão decidir a Libertadores da América no dia 30 de novembro, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. Essa será a sexta vez que o Brasil estará na final com duas equipes.
Além disso, com a decisão de 2024, o país também já garantiu a sexta taça consecutiva. Por isso a Agência RTI Esporte preparou esse guia para recordar todas as vezes em que brasileiros se encontraram na final da maior competição de futebol da América do Sul.
2005 – São Paulo x Athletico-PR
A primeira vez que a Libertadores da América recebeu dois times brasileiros aconteceu em 2005. Naquele ano, Athletiico-PR e São Paulo empataram em 1 a 1 no jogo da ida. Contudo, a partida aconteceu no Beira-Rio, já que o Furacão ainda não tinha um estádio com a capacidade minima exigida pela Conmebol.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Já na partida da volta, o São Paulo aplicou a segunda maior goleada da história de uma final da competição e venceu por 4 a 0, no Morumbi. Naquele ano, o tricolor paulista ainda conquistou o Mundial de Clubes, no Japão.
2006 – Internacional x São Paulo
O ano de 2006 marcou pela segunda vez uma final entre dois times do mesmo país, e novamente envolveu brasileiros. Desta vez o São levou a pior diante do Internacional, e para piorar a equipe gaúcha venceu por 2 a 1 dentro do Morumbi. No jogo da volta, no Beira-Rio, o colorado confirmou o título depois do empate em 2 a 2.
Assim como o São Paulo, no ano anterior, o Internacional encerrou o ano conquistando o Mundial de Clubes, no Japão, diante do forte time do Barcelona que contava com nomes como Ronaldinho Gaúcho e Deco.
2020 – Palmeiras x Santos
Quatorze anos depois, e já com o formato de jogo único, duas equipes brasileiras voltaram a se encontrar na final da Libertadores da América. Desta vez Palmeiras e Santos fizeram a final no Maracanã, no momento em que o mundo vivia a sua pior pandemia da história.
Com o estádio praticamente vazio, já que o Maracanã recebeu apenas 2.500 torcedores, a final aconteceu apenas no dia 30 de janeiro de 202. No final, o Palmeiras ficou com o título após vencer por 1 a 0. O gol foi marcado por Breno Lopes, de cabeça.
2021 – Palmeiras x Flamengo
No ano seguinte o Palmeiras voltou a disputar uma final de Libertadores da América, desta vez diante do Flamengo. O confronto no Estádio Centenário, no Uruguai significou o terceiro título da equipe paulista na Libertadores da América. No final o alviverde venceu por 2 a 1.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Raphael Veiga abriu o placar aos 5 minutos do primeiro tempo e viu Gabriel Barbosa empatar o confronto aos 27 minutos do segundo tempo. Contudo, o atacante Deyverson foi o grande nome do confronto e eternizou seu nome na história do Palmeiras ao marcar o gol do título aos 95 minutos de jogo.
2022 – Flamengo x Athletico-PR
Em 2022 o Flamengo fez a sua quarta final de Libertadores da América. Sendo a segunda consecutiva e diante de uma equipe brasileira. Para o rubro-negro carioca valia o terceiro título. Já o Furacão chegava para a sua segunda final na busca pelo primeiro troféu da Libertadores.
No final brilhou novamente a estrela do atacante Gabriel Barbosa, que marcou o gol do título do Flamengo aos 49 minutos do primeiro tempo. Naquele dia o Estádio Monumental, em Guaiaquil, assistiu a quinta final entre times do mesmo país na Libertadores da América, sendo também a quinta entre brasileiros.
Com todos esses dados positivos, o Brasil chegará a marca de 24 conquistas da competição continental e ficará a apenas um título de igualar a marca da líder Argentina. Nesse sentido, é importante lembrar que o Brasil é o país com a maior diversidade de clubes campeões, 11 no total. Esse número pode subir para 12 caso o Botafogo conquiste o título.