Libertadores da América: saiba quantos pontos o Botafogo precisa fazer para garantir a classificação para as oitavas Time de Renato Paiva não pode mais perder na competição se quiser conquistar a vaga para a próxima fase

Atual campeão da Libertadores da América, o Botafogo vive um situação complicada no maior torneio de futebol das Américas. Nesse sentido, é importante afirmar que o clube pode dar adeus a competição em caso de nova derrota no torneio. O alvinegro enfrenta o alvinegro enfrenta o Carabobo no próximo dia 5 de maio na Venezuela.
Com o cenário desfavorável muitos torcedores já começaram a fazer contas, o detalhe é que dentro do departamento de futebol a calculadora também já foi acionada para entender o que o clube precisa fazer para não deixar escapar a oportunidade de jogar a fase mata-mata da Libertadores da América.
Por isso, a Agência RTI Esporte, fez um estudo para entender qual a real situação do Botafogo no grupo A. Antes de mais nada, é importante lembrar que o grupo é liderado pela Universidad de Chile com 7 pontos, e a segunda colocação pertence ao Independiente da Argentina, que soma 6 pontos. Depois o Botafogo aparece na terceira colocação com 3, e a lanterna está com o Carabobo, que soma um ponto.
Todos os clubes ainda vão fazer mais três jogos até o final da fase de grupos. Desse modo, o alvinegro enfrentará o Carabobo(F), Estudiantes(C), e Universidad de Chile (C). Com 3 pontos, o Botafogo alcançará no Máximo 12 pontos. Já Universidad de Chile e Independiente podem fazer 16 e 15 pontos respectivamente.
Em 2024 o Botafogo se classificou com 10 pontos
Contudo, é importante lembrar que na Copa Libertadores da América de 2024, seis dois oito clubes classificados na segunda colocação de seus grupos entraram com 10 ou menos pontos, entre eles o Botafogo que fez 10 pontos. Naquele ano, somente Peñarol e Talleres fizeram mais de 10 pontos na segunda colocação dos seus grupos. Os argentinos marcaram 13, já os uruguaios entraram com 12.
Desse jeito, a primeira coisa que o Botafogo precisa fazer é pontuar em todos os jogos restantes, o time de Renato Paiva não pode perder. Analisando os dados, o alvinegro precisará de duas vitórias e um empate. Contudo, é preciso vencer o Independiente em casa para a situação fica mais tranquila.
Com esse cenário, o alvinegro ficaria com 12 pontos contra, pelo menos, os mesmos 12 do Independiente. Porém, nesse cenário o Botafogo precisaria tirar a diferença do saldo de gols, que hoje é de dois. Para não ter que fazer contas e garantir a classificação, seria necessário vencer os próximos três jogos que restam.