Libertadores… de Portugal! Técnicos portugueses chegam ao quarto título, desde 2019

Jorge Jesus, Abel Ferreira (duas vezes) e, agora, Artur Jorge. Com o título conquistado pelo treinador do Botafogo, neste sábado (30), diante do Atlético-MG, os treinadores portugueses somam quatro títulos, nas últimas seis edições do torneio. Portanto, desde que a Libertadores adotou a final em jogo único, apenas dois brasileiros alcançaram a Glória Eterna. Em 2022, Dorival Jr. foi campeão com o Flamengo e, no ano passado, Fernando Diniz no Fluminense.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Artur Jorge | 2024
Artur Jorge chegou ao Botafogo, em abril de 2024, após a demissão de Tiago Nunes. Na ocasião, o treinador português perdeu as duas primeiras partidas da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Em uma ótima arrancada nas rodadas finais, o Glorioso venceu três partidas e empatou uma para garantir uma vaga nas oitavas de final.
Na fase mata-mata, eliminou o Palmeiras, o São Paulo e o Peñarol para chegar à decisão com o Atlético-MG. Ao vencer o Galo e conquistar o título inédito da Copa Libertadores, Botafogo e Artur Jorge igualaram um feito do Fluminense, campeão em 2023. O Glorioso conseguiu eliminar cinco campeões do torneio sul-americano.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Abel Ferreira | 2020 e 2021
O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira conquistou a Copa Libertadores da América por dois anos consecutivos. Até o momento, é o único treinador a alcançar a marca, desde que o torneio adotou o sistema de final única. Em 2020, ainda na pandemia, o Verdão venceu o Santos por 1 a 0, no Maracanã.
No ano seguinte, uma das finais mais aguardadas: Flamengo x Palmeiras, em Montevideo. Em uma partida com emoção até o fim, a equipe de Abel Ferreira chegou ao título com um gol marcado aos 40 minutos do segundo tempo.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Jorge Jesus | 2019
Com um estilo de jogo vertical e que sufocava os adversários, o Flamengo do técnico Jorge Jesus teve dificuldades na primeira decisão em jogo único da história da Libertadores. Diante do River Plate, em Lima (PER), o Rubro-Negro foi dominado em boa parte do jogo, mas os talentos individuais e o faro de gol de Gabriel Barbosa se tornaram decisivos.
Com gols aos 47 e 50 minutos do segundo tempo, o Flamengo virou a partida sobre o River Plate para garantir o tricampeonato da América.