O fim do Campeonato Brasileiro, neste domingo (07), revelou quais serão os times que disputarão a Copa Libertadores da América e Sul-Americana, ambas em 2026.
O Flamengo, o atual campeão do Brasileirão e da Libertadores, tem o seu espaço cativo na competição organizada pela Conmebol. O mesmo acontece com o Palmeiras e Cruzeiro, que terminaram o campeonato em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
A surpresa ficou por conta do Mirassol. O Leão Caipira, que fez a sua estreia no Brasileirão em 2025, terminou o campeonato em quarto lugar, conquistando assim uma vaga direta à competição sul-americana. A saber, o treinador chorou ao celebrar a vitória do seu time sobre o Vasco.
Já o Fluminense, do técnico Luis Zubeldía, garantiu a última vaga direta à Libertadores. A saber, o Tricolor do Rio de Janeiro terminou o campeonato em quinto lugar, com 64 pontos.
Botafogo e Bahia, sexto e sétimo lugar, respectivamente, disputam um espaço na pré-Libertadores.
O que acontecerá com Glorioso e Esquadrão de Aço?
A pré-Libertadores reunirá os times que não conseguiram vagas diretas à competição sul-americana. Sendo assim, Botafogo e Bahia jogarão duas ou três fases eliminatórias, de ida e volta. Quem perder, está fora do torneio.
Por outro lado, o vencedor da pré-Libertadores consegue vaga em um dos grupos do torneio continental.
E a Copa Sul-Americana?
Além de definir campeões, rebaixados e classificados à Copa Libertadores, o fim do Brasileirão também revelou quais serão os times que disputarão a Copa Sul-Americana em 2026.
A saber, os times que terminaram o campeonato entre oitavo e o décimo quarto lugar possuem vaga garantida no torneio organizado pela Conmebol.
Sendo assim, São Paulo, Grêmio, Bragantino, Atlético-MG, Santos, Corinthians e Vasco estão classificados para à Copa Sul-Americana 2026.
E quais foram os times rebaixados?
Por fim, quatro times foram rebaixados à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Neste ano, Sport e Juventude foram para a última rodada condenados à Segundona.
Por outro lado, Fortaleza, Santos, Internacional, Fortaleza, Ceará e Vitória entraram em campo precisando de resultados positivos. Laion e Vôzão não superaram Botafogo e Palmeiras, o que os condenou ao rebaixamento.
Por fim, enquanto o Fortaleza perdeu para o Glorioso por 4 a 2, o Ceará sucumbiu diante do Palmeiras por 3 a 1.


