Libertadores: Qual o retrospecto do Botafogo em finais internacionais?
Antes de mais nada, o Botafogo vai disputar a decisão da Libertadores neste sábado, 30, às 17h (de Brasília), no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. Diante do Atlético-MG, o Glorioso está em busca de seu primeiro título de Libertadores.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Ao longo de sua história, o Botafogo disputou algumas competições internacionais, mas as que aconteceram em um passado recente são as que possuem um maior reconhecimento. Neste sentido, o alvinegro esteve envolvido na decisão da Copa Conmebol, em 1993, e na Recopa Sul-Americana na temporada seguinte.
Em 93, por exemplo, o Botafogo enfrentou o Peñarol, do Uruguai, na decisão da Copa Conmebol. Naquele período, o torneio era equivalente ao que se tem hoje com a Copa Sul-Americana. Na ida, em Montevidéu, o placar terminou empatado por 1 a 1.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
No segundo jogo, disputado no Maracanã, o Botafogo garantiu a taça. No tempo normal, o placar terminou empatado por 2 a 2, o que forçou uma decisão por pênaltis. Ao vencer por 3 a 1 nas penalidades, o Botafogo faturou o seu título continental no Maracanã.
Em 1994, por ter conquistado a Copa Conmebol, o alvinegro enfrentou o São Paulo (campeão da Libertadores), em jogo válido pela Recopa Sul-Americana. A partida foi disputada no Universal Memorial Kobe Stadium, no Japão. O São Paulo venceu por 3 a 1 e acabou ficando com a taça.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
O Botafogo tem ainda outras 26 conquistas internacionais, sendo a grande maioria entre os anos de 1960 e 1970. Outra conquista de destaque foi a Taça Teresa Herrera, em 1996. Na ocasião, o Botafogo superou a Juventus, da Itália, pra ficar com o título.