Lucas Beraldo, do PSG, lidera ranking mundial entre zagueiros sub-23; entenda Cria do São Paulo brilha no clube francês e lidera estatística do CIES entre jovens defensores

Antes de mais nada, Lucas Beraldo, zagueiro do Paris Saint-Germain, é o líder mundial em precisão de passes progressivos entre zagueiros sub-23, segundo dados divulgados pelo Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES) Football Observatory.
Ou seja, com 84,3% de acerto nos passes para frente, o brasileiro aparece no topo da lista que analisa jogadores com pelo menos 720 minutos disputados em ligas nacionais. Assim, o estudo, realizado em parceria com a plataforma IMPACT, destaca jovens talentos de várias partes do mundo.
O ranking, aliás, mostra destaques em atividade em clubes da Europa, América e Ásia. Nesse momento, Andrej Djurić, do Estrela Vermelha, da Sérvia, e Juan Arias, Atlético Nacional, da Colômbia) completam o pódio, com 83,5% e 82,4% de precisão, respetivamente.
Ainda mais, entre os dez primeiros, destaque ainda para Pau Cubarsí, do Barcelona, e Leny Yoro, do Manchester United, duas das maiores promessas do futebol europeu. Raúl Asencio, companheiro de Éder Militão, Endrick, Vini Jr. e Rodrygo no Real Madrid, é o sexto colocado.
Dessa forma, o ranking reforça a evolução técnica exigida aos defensores modernos. Agora, os zagueiros têm de ter com capacidade não apenas de marcar, mas de iniciar jogadas com qualidade e objetividade. A presença de jogadores como Saad Al-Mousa, do Al-Ittihad, evidencia a dispersão global de talentos deste tipo.
Lucas Beraldo é bem avaliado na Europa
Com o bom momento no PSG, o zagueiro venceu todos os troféus em França. Lucas Beraldo consolida-se, assim, como uma das maiores revelações brasileiras na Europa e reafirma a tradição do país em formar zagueiros. Esta temporada, o zagueiro de 21 anos atuou em 33 partidas e fez um gol totalizando 2450 minutos em campo.
Por fim, a cria do São Paulo pode, igualmente, ambicionar a voltar a vestir a Amarelinha, algo que já fez em três partidas. Certo é que Lucas Beraldo será um dos zagueiros a ter em conta para o futuro da seleção brasileira e o técnico Carlo Ancelotti já saberá disso.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal