Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Lucas Piccinato cita evolução do futebol feminino no Brasil e vê margem para crescimento ainda maior

Depois de fazer sucesso comandando São Paulo e Internacional, o técnico Lucas Piccinato assumiu mais um importante desafio em sua carreira no futebol feminino e aceitou o convite para comandar o Corinthians. Em entrevista ao canal “RTI Esporte”, no YouTube, o jovem treinador falou sobre o crescimento da modalidade e o quanto isso também é positivo para quem trabalha no futebol feminino.

“O futebol masculino cresceu tanto, que não tem como pensar em algo maior do que ele. São salários altos, uma exposição absurda… então quando você olha para o futebol feminino, percebemos que é a modalidade do futuro. Isso alinhado ao que a Fifa, a CBF e outras confederações estão exigindo hoje do futebol feminino, vemos que existe uma grande possibilidade de crescimento. Se tudo for bem trabalhado, acredito que o futebol feminino tem muito o que crescer. Acho que não podemos equiparar com o futebol masculino, mas sei que o futebol feminino tem muito a crescer e proporciona também crescimento ao profissional que está inserido na modalidade”, afirmou Lucas Piccinato, dando um exemplo da evolução do futebol feminino.

Publicidade

“Quando comecei, em 2010, não dava nem para pensar o futebol feminino como algo profissional. As jogadoras tinham outros empregos e muitas vezes jogavam de graça. Quando trabalhei no Centro Olímpico, ficamos uma temporada inteira com uma folha salarial de R$ 35 mil. Um dinheiro que não dava para pensar em contemplar todo mundo. Hoje é possível ver jogadoras com bons salários e se destacando bastante. Um crescimento muito rápido da modalidade. Quem gosta de parte técnica, o jogo também evoluiu muito”, destacou Lucas Piccinato.

Lucas Piccinato vê melhorias nos torneios de base

Um outro ponto importante abordado pelo Lucas Piccinato foi com relação à formação de jovens atletas. O Brasil tem conseguido encontrar novos talentos e que serão fundamentais para que a modalidade siga em constante crescimento dentro do país. Para o treinador, isso também é resultado de uma cobrança maior das Federações.

“Hoje em dia os clubes estão proporcionando de maneira melhor esse processo de formação das jogadoras. As Confederações também estão incentivando competições com base nas idades das jogadoras. Temos muitas jogadoras praticando a modalidade e isso vai fazer diferença para o nosso futebol em poucos anos. Eu gosto muito de ajudar na formação e fico feliz em ver a jogadora evoluindo e chegando ao seu mais alto patamar”, finalizou Lucas Piccinato.

O profissional teve a sua primeira experiência no Centro Olímpico, aonde começou como auxiliar técnico do sub-15 até chegar no comando da equipe profissional. Em 2019, Lucas Piccinato acertou com o São Paulo, aonde permaneceu por quatro anos, até ingressar no Internacional. Em 2024, o treinador assumiu o cargo de técnico do Corinthians.

ASSISTA A ENTREVISTA DE LUCAS PICCINATO NO RTI ESPORTE!

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.