O São Paulo voltou a vencer no Brasileirão, e o nome da noite do último sábado,25, foi Luciano. O atacante teve atuação de destaque na vitória por 2 a 0 sobre o Fortaleza, no MorumBIS, pela 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
O detalhe é que o jogador recebeu nota 8.4 no Sofascore, sendo eleito o protagonista da partida. Tudo se tornou mais especial para o atacante, numa partida inesquecível, porque ele chegou ao gol número 100 com a camisa do time.
Nessa época, com um gol e uma assistência no duelo com o Fortaleza, Luciano reforçou o seu papel decisivo na equipe de Hernán Crespo, somando agora quatro participações diretas em gols nas últimas cinco partidas: três gols e uma assistência.
O camisa 10 também chegou à marca de sete gols e quatro assistências na competição, totalizando 11 participações em 26 jogos, com 1.615 minutos disputados.
Além dos números ofensivos, o atacante mostrou grande precisão nas ações com a bola: 25 passes certos em 28 tentados, duas assistências para finalização, quatro finalizações e 100% de aproveitamento nos duelos (4/4).
Em relação aos 100 gols, foram 21 em 2020; 10 no ano de 2021; 21, novamente, mas em 2022; 15 no ano de 2023; 18 na época passada e já vai com 14 celebrações nessa. Uma marca que está, certamente, ao alcance de poucos no futebol atual.
Será que o Tricolor Paulista vai recuperar da fase negativa na Série A?
A boa atuação de Luciano ajudou o Tricolor a encerrar uma sequência de dois jogos sem vitórias nem gols marcados, devolvendo confiança ao ataque. Mesmo assim, o momento do São Paulo ainda inspira cautela: foram apenas três vitórias nos últimos dez compromissos da equipe entre Brasileirão e Copa Libertadores da América.
Apesar da oscilação, o Soberano segue em boa posição para conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana de 2026, e ainda mantém vivo o sonho de alcançar a zona de classificação para a Libertadores. Com Luciano em alta e voltando a decidir, o torcedor tricolor tem motivos para acreditar numa reta final positiva.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal




