Lyon, de John Textor, garante vaga na Liga Europa com ajuda do PSG Clube da capitão garantiu título da Copa da França e favoreceu Lyon, que terminou em sexto no Campeonato Francês

O Lyon, clube gerido pela Eagle Football Holding, empresa de John Textor, acionista majoritário do Botafogo, está confirmado na próxima edição da Liga Europa. A classificação acabou assegurada neste sábado, 25, graças ao título do Paris Saint-Germain na Copa da França. Antes de mais nada, o PSG venceu o Reims por 3 a 0 na decisão, o que abriu uma nova vaga para a competição europeia, herdada pela equipe de Lyon.
PSG campeão da Copa da França
Aliás, a vitória do Paris Saint-Germain foi construída com dois gols de Barcola e um de Hakimi. O resultado garantiu mais um título nacional ao clube da capital e teve impacto direto na distribuição das vagas para as competições europeias da próxima temporada. Como o PSG já estava classificado para a Liga dos Campeões, a vaga da Liga Europa originalmente vinculada ao campeão da Copa da França passou ao próximo colocado elegível na Ligue 1.
Assim, o Lyon, que terminou o Campeonato Francês na sexta colocação, acabou ficando com a vaga na Liga Europa. Até então, a equipe estava garantida apenas na Liga Conferência (terceiro escalão europeu). Com a vitória do PSG na Copa, o time de Lyon acabou automaticamente promovido à Liga Europa.
Clube ainda enfrenta desafios fora de campo
Apesar da classificação continental, o Lyon segue enfrentando dificuldades financeiras. O clube é administrado pela Eagle Football, grupo liderado por John Textor, que também tem participação em clubes como o Botafogo. Aliás, o elenco do Lyon conta com os ex-jogadores do Glorioso, como são os casos de Lucas Perri e Thiago Almada.
O Lyon ainda está ameaçado de rebaixamento pelos órgãos de fiscalização financeira da França. A Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG) da Liga de Futebol Profisisonal da França (LFP), tem exigido garantias financeiras do Lyon. Neste sentido, existe a ameaça de rebaixamento do clube à Ligue 2, segunda divisão do futebol francês. Assim, o Lyon precisa apresentar um valor de pelo menos 100 milhões de euros (cerca de R$ 647 milhões na cotação atual) até o final da temporada europeia.
Lyon ainda não conquistou títulos
Desde que passou a ser gerido pela empresa de John Textor, o Lyon ainda não conquistou títulos. O clube tem sete taças do Campeonato Francês, conquistadas de maneira seguida entre os anos de 2001 e 2008. Aliás, o último título foi a Supercopa da França, em 2012. Já nos outros clubes, John Textor tem conseguido títulos. Além da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro no Botafogo, o empresário celebrou recentemente a conquista da FA Cup, do Crystal Palace.