Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Maldição? Fluminense sempre tem ano ruim após conquistar grande título

Independente da campanha na fase de grupos da Libertadores da América, não é segredo para ninguém que o Fluminense não vive o melhor momento sob o comando do técnico Fernando Diniz. Afinal de contas, o time ainda não fez uma grande atuação na temporada de 2024. Analisando friamente, o atual campeão da Libertadores da América tem decepcionado os torcedores neste primeiro semestre. Basta observar que o time foi eliminado na semifinal do Campeonato Carioca e atualmente está na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Com um começo de ano tão ruim, com partidas que deixaram os torcedores preocupados uma situação chama atenção. A Agência RTI Esporte analisou os números do passado para constatar que o Fluminense normalmente sofre após conquistar um título de peso na temporada anterior. Foi assim, todas as vezes que o clube venceu uma competição nacional, e agora a “maldição” assombra o tricolor logo após vencer a Libertadores da América.

Publicidade
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

Pode até parecer curioso, mas o Fluminense venceu o Campeonato Brasileiro em 1970,1984,2010 e 2012. Além disso, conquistou a Copa do Brasil de 2007. Com exceção de 2011, todos os anos pós-título do clube foram complicados. Ao que parece, o time comandado por Fernando Diniz caminha para manter viva a “maldição” do ano pós-título.

Campeão em 1970 e crise em 1971

Para se ter noção, o primeiro título nacional do Fluminense aconteceu com a conquista do Campeonato Brasileiro de 1970. Contudo no ano seguinte o clube teve um ano muito ruim no cenário nacional. Com o brasileirão de 1971 sendo disputado por 20 clubes, na classificação final o Fluminense foi apenas o 16º com 16 pontos ganhos. O tricolor terminou na frente apenas da Portuguesa-SP, América-MG, Sport e Ceará.

Publicidade
BR4BET - Experimente as melhores apostas esportivas na Br4bet
Tricampeonato Carioca de 1985 não supera ano ruim nacionalmente

O ano de 1985 foi importante para o Fluminense, afinal de contas o clube conquistou o tricampeonato estadual. Mas mesmo após ter vencido o Brasileirão de 1984, o tricolor não conseguiu repetir um bom ano nacionalmente. É bem verdade que naquela época, o campeonato estadual tinha um peso completamente diferente dos dias atuais. Em 1985, o Campeonato Brasileiro disputado por 44 times, o Fluminense acabou eliminado na primeira fase, ficando apenas na 17ª posição.

Finalista da Libertadores da América e quase rebaixado em  2008

O torcedor do Fluminense não tem dúvida ao afirmar que o ano de 2008 foi um dos piores da sua história. Isso mesmo com o clube tendo disputado a terceira divisão do Campeonato Brasileiro em 1999. O detalhe é que o ano começou com a classificação para a Libertadores da América, após conquistar a Copa do Brasil no ano anterior. Mas, aquela temporada que parecia um sonho para o torcedor do Fluminense, até o time chegar na final e perder para a LDU dentro do Maracanã. Depois disso, o time agonizou até o final da temporada e por muito pouco não foi rebaixado para a segunda divisão.

Brasileiros de 2010 e 2012

Dessa história de “maldição” do ano pós-título para o Fluminense, somente o ano de 2011 passa sem grandes traumas. Isso porque a equipe terminou aquela temporada na terceira colocação do Campeonato Brasileiro. Mas por outro lado, é importante lembrar que equipe não fez uma boa Libertadores da América e acabou eliminada nas oitavas de final para Libertad, do Paraguai.

STJD e o Pequeno Príncipe

Em 2012, o Fluminense se tornou tetracampeão brasileiro no ano em que o atacante Fred foi o melhor jogador da temporada. Mas 2013 foi um ano traumático para o clube. Afinal de contas o Fluminense chegou muito perto de se tornar o primeiro campeão brasileiro a ser rebaixado no ano após a conquista. Dentro de campo a equipe terminou a competição na zona do rebaixamento. Mas depois da comprovação de um erro da Portuguesa na escalação do atacante Héverton, na última rodada da competição, e pelo Flamengo com a escalação do lateral-esquerdo André Santos que não tinha condições de jogo, o Fluminense acabou livre do rebaixamento.

O julgamento no STJD nos últimos dias de 2013 monopolizaram o noticiário esportivo com a porta do tribunal tomada por torcedores da Portuguesa, Flamengo e Fluminense. O julgamento deu grande fama ao atual presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, que na época era advogado do clube. Mário citou um trecho do livro O Pequeno Príncipe para sintetizar que o regulamento tinha que ser respeitado. No final, sobrou para a Portuguesa.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.
Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.