O Botafogo garantiu a permanência de Marçal para a temporada de 2026 ao renovar o contrato do lateral-esquerdo, que também atua como zagueiro. Desse modo, Marçal está mantido no Glorioso e será um dos pilares de experiência para o time comandado pelo técnico argentino Martín Anselmi.
Garantido no elenco do Botafogo, Marçal vai para a sua quinta temporada no alvinegro. Embora não seja considerado titular da equipe, o jogador demonstrou sua importância ao longo das temporadas. A manutenção do jogador é vista como essencial no sentido de trazer experiência ao elenco e ajudar o novo treinador em sua ambientação. Do mesmo modo, Marçal também é usado para a consolidação de jovens atletas ao elenco principal do Botafogo.
Aliás, em 2025, Marçal viveu um ano bastante incomum. A princípio, o atleta não teve o seu contrato renovado com o Botafogo após uma temporada bastante vitoriosa em 2024. Marçal só retornou ao clube já para o meio da temporada e chegou a disputar 19 jogos nesse período. O momento de maior importância veio já na reta final do ano.
Mesmo que seja lateral-esquerdo, Marçal ajudou o time comandado por Davide Ancelotti atuando muitas vezes como zagueiro. Nesse setor, o experiente atleta marcou cinco gols durante a temporada, sendo que três deles vieram nas últimas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro.
Inicialmente, Marçal fez dois gols diante do Fortaleza, ainda no primeiro turno. Na sequência, o jogador deixou sua marca nas vitórias sobre Grêmio e Fortaleza, além do empate com o Cruzeiro. Desse modo, Marçal foi decisivo para colocar o Botafogo na sexta colocação do Brasileirão e com vaga na pré-Libertadores.
Números de Marçal pelo Botafogo
O atleta chegou ao Botafogo já no meio da temporada de 2022 como um dos primeiros reforços da era SAF no clube. Naquela ocasião marcou um gol e contribuiu com duas assistências em 18 partidas disputadas.
No ano seguinte, Marçal viveu a sua temporada com mais jogos pelo Botafogo. Em 42 partidas, o jogador marcou um gol e deu sete assistências. Já em 2024, Marçal fez mais 30 jogos e marcou um gol. Por fim, em 2025, o experiente jogador viveu a sua temporada mais artilheira, balançando as redes cinco vezes em 19 jogos.




