Mundial de Clubes 2025: confira a análise do grupo do Botafogo
A FIFA realizou o sorteio da fase de grupos do Super Mundial de Clubes 2025. Em evento realizado nesta quinta-feira (05), em Miami, nos Estados Unidos, o Botafogo conheceu seus adversários no torneio internacional. O atual Campeão da Copa Libertadores da América está no Grupo B, ao lado do Paris Saint-Germain (FRA), do Atlético de Madrid (ESP) e do Seattle Sounders (EUA).
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
A Agência RTI Esporte traz uma análise dos times que compõem a chave do Glorioso no Super Mundial de Clubes. A estreia na competição será contra o Seattle Sounders, no Lumen Field. No entanto, a data e o horário aguardam definição da FIFA.
Paris Saint-Germain
Campeão francês nas últimas três temporadas – é maior campeão do país – o Paris Saint-Germain passou por uma reformulação no fim da temporada 2023/2024. A começar pela saída do principal jogador da equipe: o atacante Kylian Mbappé.
Além do astro francês, outros 11 jogadores deixaram a equipe comandada pelo técnico espanhol Luis Enrique. À nível nacional, mesmo com as mudanças, o PSG segue como a melhor equipe da França. Na Ligue 1, o time lidera a competição com 33 pontos – sete a mais que o vice-líder Olympique Marseille.
Por outro lado, na UEFA Champions League a situação não é boa. O PSG ocupa a 25ª colocação com quatro pontos. Em cinco jogos disputados, o clube francês só venceu uma partida, além de um empate e três derrotas.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Atlético de Madrid
O Atlético de Madrid manteve boa parte da base do time das últimas temporadas. Entre os principais destaques estão o goleiro Oblack, o zagueiro uruguaio José Maria Giménez, os meias Koke e Rodrigo De Paul – campeão do mundo com a Argentina -, além do atacante Antoine Griezmann. Para reforçar o elenco na temporada 2024/2025, os colchoneros trouxeram o argentino Julián Alvarez, ex-Manchester City (ING).
Entretanto, o maior nome do Atlético de Madrid está no banco de reservas. O técnico argentino Diego Simeone chegou a 13ª temporada a frente do clube da capital espanhola. Por todos esses motivos, o time espanhol aparece como favorito na chave do Alvinegro Carioca no Mundial de Clubes.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Seattle Sounders
O Seattle Sounders é o azarão do grupo. No entanto, o fator casa pode ser importante numa competição do nível do Mundial de Clubes. Com apoio da torcida, em especial no jogo de estreia contra o Botafogo, a equipe norte-americana vai buscar surpreender na competição.
Pela Major League Soccer, em 2024, o Seattle Sounders chegou à final da Conferência Oeste. Porém, perdeu a decisão para Los Angeles Galaxy por 1 a 0 e não conseguiu a vaga para a finalíssima da MLS, diante do New York Red Bulls.
Panorama do Grupo
O Grupo B está longe de ser fácil para uma classificação do Botafogo, como se desenhou para os demais brasileiros. O Glorioso foi o único time do país a ter duas equipes europeias na chave. A estreia do Alvinegro será fundamental para as pretensões do atual Campeão da América na competição. Portanto, o time precisa vencer o Seattle Sounders e tem totais condições de conseguir o resultado.
Na sequência enfrenta o Paris Saint-Germain, talvez o time do futebol europeu mais acessível do grupo. Caso a equipe francesa venha de um empate ou, até mesmo uma derrota para o Atlético de Madrid, o ideal será o Botafogo buscar pelo menos um ponto na segunda partida.
Por fim, o duelo contra o Atlético de Madrid será o mais difícil para o Botafogo. Ainda que perca o último jogo, há boas chances do Alvinegro conseguir a classificação em segundo na chave. Portanto, o Grupo B é considerado difícil, mas mantendo o desempenho de 2024 e trazendo reforços que encorpem ainda mais o elenco, o Glorioso pode sonhar com voos mais altos no Super Mundial de Clubes.