Mundial de Clubes: Renato Gaúcho revela conselho de Thiago Silva em vitória do Fluminense sobre a Inter de Milão Técnico do Tricolor citou detalhes de parceria com zagueiro na última partida; equipe carioca se prepara para enfrentar gigante do futebol saudita

O técnico Renato Gaúcho, do Fluminense, revelou detalhes dos bastidores da vitória Tricolor sobre a Inter de Milão nas oitavas de final do Mundial de Clubes. De acordo com o técnico, nesta quinta-feira (03), o zagueiro Thiago Silva o aconselhou a adotar um novo esquema tático para o jogo.
A proposta do defensor surgiu após uma parada de hidratação. Conforme Renato, Thiago Silva sugeriu a presença de Everaldo e Lima na lateral, colocando Jhon Arias, que estava cansado, na frente. A estratégia resultou no segundo gol do Fluminense, marcado por Hércules no apagar das luzes.
“É importante para o treinador ter esse tipo de jogador ou mais de um. Troco bastante ideia com meu grupo e dou essa liberdade para eles. O treinador não vê 100% o jogo. Às vezes o jogador está sentindo algo diferente no campo que pode colocar, ajudar e eu vou analisar ali na hora e ver se é o melhor ou não. Analisei e vi que era a melhor opção. No momento, não tinha pensado nisso porque tinha que sacrificar dois jogadores que não são da posição, mas tudo em prol do time. Às vezes quem está lá vê algo que o treinador não está vendo. Por isso é importante ter esse tipo de jogador, liderança para trocar ideias e ajeitar da melhor maneira. Eu monto o esquema, treino e pergunto se estão conscientes, felizes e aptos a jogar daquela forma. Não adianta montar esquema se o jogador não está feliz daquela forma. Vou muito pelo que eles gostam. Até então, todos eles gostaram apesar do pouco tempo”, revelou Renato.
Renato Gaúcho e Thiago Silva possuem longa relação de trabalho no Fluminense
Renato Gaúcho e Thiago Silva já tiveram outra oportunidade de trabalhar juntos no Fluminense. Na ocasião, entre os anos de 2007 e 2008, o Tricolor conquistou o vice-campeonato da Copa Libertadores da América.
O diálogo entre o técnico e o jogador surtiu efeito na última partida. No entanto, Renato Gaúcho evitou de entrar em detalhes sobre a estratégia para o jogo de amanhã, contra o Al-Hilal, pelas quartas de final do torneio.
“O esquema que montei para amanhã é da maneira que acho que podemos nos dar melhor. A gente sabe que o adversário tem muita velocidade, joga muito bem em contra-ataque. Analisei bem e dessa forma armei minha equipe. Esperamos neutralizar da melhor maneira o adversário. Dessa maneira que a gente pensa e que esperamos jogar amanhã”, concluiu.
Por fim, o Fluminense entra em campo nesta sexta-feira para enfrentar o Al-Hilal, pelas quartas de final do Mundial de Clubes. A partida está programada para às 16h, no horário de Brasília.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e Threads