Nacional Potosi x Botafogo: saiba como foi o jogo pela pré-Libertadores

Alvinegro sofre na altitude de Potosí, perde o jogo, mas segue com chance de seguir na competição.
Nacional Potosi x Botafogo: saiba como foi o jogo pela pré-Libertadores
Foto: Vítor Silva/Botafogo

Antes de tudo, o Nacional Potosí venceu o Botafogo por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Potosí, pelo jogo de ida da 2ª fase preliminar da Libertadores. O gol saiu logo no início do segundo tempo e definiu o resultado na altitude boliviana, a quatro mil metros de altitude.

A volta será na próxima semana, no Estádio Nilton Santos. O Glorioso se classificará com vitória por dois ou mais gols de vantagem. Caso o triunfo será por um gol, a vaga na terceira fase será decidida nas cobranças de pênaltis.

Como foi o primeiro tempo?

O primeiro tempo começou com o Nacional Potosí trocando passes no campo de ataque e o Botafogo recuado, com todos os jogadores no setor defensivo. Logo nos primeiros minutos, Álvarez chegou a finalizar com perigo, mas o lance foi anulado por impedimento. Na sequência, Otormín arriscou da entrada da área e também em cobrança de falta, ambas sem sucesso.

Aos 13 minutos, o Nacional teve grande oportunidade: Otormín finalizou, a bola desviou e saiu em escanteio. Na cobrança, Baldomar desviou de cabeça na primeira trave e acertou o poste. O time boliviano seguiu pressionando, com chutes de média distância e presença constante no campo ofensivo, enquanto o Botafogo encontrava dificuldades para manter a posse.

A partir da metade da etapa inicial, os cariocas conseguiram equilibrar um pouco as ações. Matheus Martins arriscou de fora, Montoro puxou contra-ataque e serviu Barrera, que finalizou com perigo. Em seguida, Newton também teve boa chance após jogada pela direita, mas mandou para fora.

Já na reta final, o Botafogo criou a oportunidade mais clara do primeiro tempo. Matheus Martins foi lançado nas costas da defesa, saiu cara a cara com Galindo, mas finalizou para fora. Assim, apesar das chances para os dois lados, o placar permaneceu zerado até o intervalo.

Como foi o segundo tempo?

O segundo tempo começou com mudanças no Nacional Potosí, que voltou com Rojas e Hoyos. Logo no primeiro minuto, Baldomar apareceu livre na primeira trave após cruzamento pela esquerda e desviou de cabeça para vencer Léo Linck, abrindo o placar. Na sequência, Torrico ainda teve boa chance na segunda trave, mas finalizou por cima.

Mesmo em vantagem, o time boliviano seguiu no ataque e criou novas oportunidades, enquanto o Botafogo tentava reagir. Aos nove minutos, os cariocas tiveram a chance mais clara: Vitinho foi à linha de fundo e cruzou rasteiro, Montoro apareceu livre na segunda trave, mas acertou a trave. Pouco depois, Rojas finalizou com perigo para os donos da casa.

Aos 16, o Nacional chegou a balançar as redes novamente com Restrepo, mas o lance foi anulado por impedimento de Álvarez, confirmado pelo VAR. O Botafogo respondeu em chute de Newton, que passou perto, e em cobrança de falta de Alex Telles, bem defendida por Galindo. O jogo seguiu aberto, com chances para os dois lados.

Na parte derradeira da partida, o Nacional ainda levou perigo com Solís e Tobar, enquanto o time brasileiro sentiu os efeitos da altitude e perdeu força para pressionar. Mesmo com alterações ofensivas promovidas por Martín Anselmi, o Botafogo não conseguiu o empate. A volta será na quarta-feira (25), no Estádio Nilton Santos.

Compartilhe nas Redes!

Sobre o Autor