Nacional Potosí x Botafogo: veja os riscos de jogar altitude

Estádio é utilizado como arma extra para os times locais
Botafogo joga na altitude nesta quarta-feira.
Foto: Divulgação

O Botafogo entra em campo nesta quarta-feira,18, às 21h30 (de Brasília). O time faz a sua estreia na Libertadores da América diante do Nacional Postosí, na cidade boliviana. O Alvinegro fez uma logística especial para o confronto que será disputado a mais de 4 mil metros de altitude.

Parte do grupo viajou para a Bolívia no último sábado, enquanto o restante do grupo embarcou para o país após a derrota de domingo, 15, para o Flamengo, pelas quartas de final da Libertadores da América. Mesmo vivendo um começo de temporada irregular, o grande adversário do Botafogo nesta noite deve ser a altitude.

Quais são os riscos de jogar na altitude?

Vale lembrar que normalmente jogadores que não estão acostumados com a altitude, normalmente sofrem reflexos no corpo. Isso porque em condições extremas devido à baixa pressão atmosférica e ao ar rarefeito, o corpo humano sofre com uma redução drástica de oferta de oxigênio para os tecidos.

Desse modo é importante lembrar que normalmente os sintomas são fadiga precoce e falta de ar. Assim, o coração e os pulmões precisam trabalhar muito mais para compensar a falta de oxigênio. Com isso, a frequência cardíaca e respiratória são elevadas, mesmo em repouso.

Ainda nesse sentido, é comum o atleta sentir dores de cabeça intensas, náuseas, vômitos, tonturas e insônia. Além disso, outro fator que chama atenção é o impacto cognitivo. A hipóxia prejudica o raciocínio rápido, a memória de curto prazo e a capacidade de tomada de decisão, o que afeta a precisão técnica e a percepção tática.

Jogar na atitude ainda pode apresentar outros riscos graves para a saúde. Em caso extremo e sem aclimatação ideal, podem ocorrer edemas pulmonares ou cerebrais, que são condições potencialmente fatais. Por fim, vale lembrar que na América do Sul outros estádios na altitude são utilizados com frequência por times e seleções.

Cidades e estádios na altitude

  • Potosí – 4.067 m
    Estádio Víctor Agustín Ugarte
    Clube: Nacional Potosí

  • El Alto – 4.150 m
    Estádio Municipal de Villa Ingenio
    Clube: Always Ready
    Atualmente o estádio mais alto a receber jogos do torneio

  • Cusco – 3.399 m
    Estádio Inca Garcilaso de la Vega
    Clube: Cienciano
  • La Paz – 3.640 m
    Estádio Hernando Siles
    Clubes: Bolívar e The Strongest

  • Quito – 2.850 m
    Estádio Rodrigo Paz Delgado
    Clube: LDU Quito

  • Bogotá – 2.640 m
    Estádio El Campín
    Clubes: Millonarios e Santa Fe

Compartilhe nas Redes!

Sobre o Autor