NBA: 5 jogadores internacionais com as maiores probabilidades de ganhar o MVP em 2025-26

Antes de mais nada, existe um cabo de guerra em andamento pelo troféu de MVP. E não é entre americano contra americano, ou mesmo internacional contra americano. A partir de agora, o prêmio individual mais prestigiado da NBA está firmemente […]

NBA: 5 jogadores internacionais com as maiores probabilidades de ganhar o MVP em 2025-26

Antes de mais nada, existe um cabo de guerra em andamento pelo troféu de MVP. E não é entre americano contra americano, ou mesmo internacional contra americano. A partir de agora, o prêmio individual mais prestigiado da NBA está firmemente no alcance dos jogadores internacionais, e essa tendência provavelmente continuará durante a temporada 2025-26.

O último vencedor americano foi em 2018 (James Harden). Desde então, os internacionais assumiram a propriedade não apenas do prêmio, mas também dos níveis superiores de votação. Na temporada passada, por exemplo, os três melhores eleitores foram internacionais: Shai Gilgeous-Alexander, Nikola Jokić e Giannis Antetokounmpo. A última vez que um jogador nascido nos Estados Unidos esteve entre os três primeiros na votação, foi Stephen Curry (terceiro) em 2020-21.

NBA: MVP 2025-26

1-Giannis Antetokounmpo (Grécia), Milwaukee Bucks

Giannis ganhou o prêmio de MVP 2 vezes antes de completar 26 anos. Dessa forma, entrando em uma lista exclusiva, da mesma forma, como LeBron James e Kareem Abdul-Jabbar. Logo, ele continua na conversa para vencer o prêmio de MVP em todos os anos, desde a última vez que ganhou, em 2020.

A razão para ele continuar sendo um dos favoritos é óbvia, já que poucos jogadores fazem o impacto que ele faz. Vale lembrar, que ele é extremamente importante e efetivo, tanto no ataque, quanto na defesa.

Assim se consolidando ainda mais como um candidato ao prêmio. Antetokounmpo é um jogador fora de série, e não mostra sinais de diminuir seu ritmo. Desde seu último prêmio de MVP, suas médias são de 30,4 pontos, 11,7 rebotes e 1,1 bloqueios por jogo.

Vale lembrar que, o grego não tem um elenco tão forte desde o time campeão em 2021. Já que seus dois principais parceiros, Khris Middleton e Brook Lopez envelheceram e acabaram sendo trocados por não perfumarem como o time esperava.

Nem com os drafts o Milwaukee conseguiu trazer uma jovem promessa para ajudar o time, além de trocar Jrue Holiday por Damian Lillard. Que também não teve nenhum efeito no time, devido a uma grave lesão na panturrilha direita. Com isso, Giannis precisará se entregar 100% em quadra mais um ano para tentar algo maior com seu time.

2-Luka Dončić (Eslovênia), Los Angeles Lakers

De todos os jogadores não MVP, Luka parece ser o provável a roubar o troféu para si, e pode acabar ganhando diversas vezes até o fim de sua carreira. Agora com uma forma física, um melhor condicionamento e um time cheio de lideranças como o do Lakers, pode ajudá-lo a conquistar o troféu.

Dončić é um dos poucos jogadores capazes de alcançar médias de triplo-duplo, o que o torna ainda mais forte na briga de MVP. Se ele conseguir fazer isso enquanto lidera o time para ganhar 50 jogos, vai ser muito difícil para qualquer um pará-lo. Vale lembrar que dois anos atrás, ele ficou em 3º colocado para disputa do troféu em votação geral.

3-Shai Gilgeous-Alexander (Canada), Oklahoma City Thunder

O atual MVP Shai Gilgeous-Alexander está sob pressão agora, depois de ganhar todos os principais prêmios, honras da temporada, além do título. Ele continuar a se colocar na discussão de MVP se manter entre os líderes de pontos e contribuições defensivas para seu time.

Com certeza, a performance do time deve melhorar em relação à temporada passada, com mais experiência e entrosamento. Assim, Gilgeous-Alexander deve manter uma vantagem em quadra, considerando que seu time permanece jovem e formidável.

Vale lembrar que caso queira ser MVP novamente, Shai deverá fazer mais uma temporada brilhante, já que com a temporada passada sua régua aumentou muito, dificultando os jurados a repetir o vencedor.

4-Nikola Jokić (Servia), Denver Nuggets

Jokic ganhou 3 MVP nos últimos e terminou em segundo lugar em duas votações para o prêmio nos últimos 5 anos. É possível que o melhor ainda está por vir, já que ele está com 30 anos, e estamos presenciando um legado legendário de um jogador excepcional.

O jogador do Nuggets tem todas as qualificações necessárias para ganhar o seu quarto prêmio. Permanecendo no topo da lista de jogadores, onde na temporada passada teve médias de 29,6 pontos (3º), 12,7 rebotes, 10,2 assistências (2º) e 1,8 roubos por jogo.

O único fator possível que vai contra ele é a fadiga do eleitor, embora ele possa ganhar a simpatia do eleitor. De qualquer forma, será uma grande surpresa se “O Coringa” não estiver na conversa.

5-Victor Wembanyama (França), San Antonio Spurs

Talvez ainda seja muito cedo para começar a falar de Wembanyama, porém devemos. Todos sabem que a estrela do Spurs com certeza entrará nessa conversa, cedo ou mais tarde.

Ele parece pronto agora para receber vários prêmios de jogador defensivo do ano da Kia, independentemente de onde os Spurs caiam na classificação. Provavelmente teria conquistado o prêmio na temporada passada se tivesse atingido o mínimo de 65 jogos necessários para ser elegível.

Ele já é um fator defensivo (o que aumentará suas chances de MVP), e seu ataque está se desenvolvendo rapidamente. Wembanyama está equipado para ter uma média de 25 pontos, 10 rebotes e três bloqueios, juntamente com um punhado de assistências e roubos de bola. Juntamente com a vitória, essa é uma fórmula para ser MVP.

*Lucas Michel é correspondente da Agência RTI Esporte na Flórida

Compartilhe nas Redes!
Rolar para cima